bom dia, estou na aula que criamos manualmente o activity main. Ao professor criar o activity main ja vem com um toolbar, mas quando eu crio não vem e não consigo colocar esse toolbar, porque depois de colocar o app não funciona no celular virtual.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
bom dia, estou na aula que criamos manualmente o activity main. Ao professor criar o activity main ja vem com um toolbar, mas quando eu crio não vem e não consigo colocar esse toolbar, porque depois de colocar o app não funciona no celular virtual.
Fala Eder, tudo bem? após fazer o vinculo com o setContentView do seu arquivo de layout xml adicione o setTitle para configurar o titulo da sua toolbar:
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
setTitle("Inserir nota"); //aqui
//restante do código..
}caso ainda esteja com erros, recomento olhar o seu arquivo de themes, indo em res/values/themes lá você deve encontrar algo como:
<resources xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools">
<!-- Base application theme. -->
<style name="Theme.Ceep" parent="Theme.MaterialComponents.DayNight.DarkActionBar">
<!-- Primary brand color. -->
<item name="colorPrimary">@color/purple_500</item>
<item name="colorPrimaryVariant">@color/purple_700</item>
<item name="colorOnPrimary">@color/white</item>
<!-- Secondary brand color. -->
<item name="colorSecondary">@color/teal_200</item>
<item name="colorSecondaryVariant">@color/teal_700</item>
<item name="colorOnSecondary">@color/black</item>
<!-- Status bar color. -->
<item name="android:statusBarColor" tools:targetApi="l">?attr/colorPrimaryVariant</item>
<!-- Customize your theme here. -->
</style>
</resources>caso na linha do style (3 linha) você tenha parent="Theme.MaterialComponents.DayNight.NoActionBar", mude para parent="Theme.MaterialComponents.DayNight.DarkActionBar"