Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Problema com menu ativo

Boa tarde pessoal. Estou com problema no menu lateral da aula 5. Quando acionado, o '.barra-nav:after' fica sobreposto ao menu (impossibilitando o uso, pois qualquer lugar da tela ao ser clicado fechará o menu), dando a impressão que o z-index do '.barra-nav' não está funcionando. Alguém pode me ajudar? Obrigado desde já :)

.menu-ativo .barra-nav{
    left: 0;
}
.menu-ativo:after{
    content: "";
    display: block;
    position: fixed;
    top: 0;
    right: 0;
    bottom: 0;
    background: rgba(0,0,0,0.1);
}
.barra-nav{
    background: #fff;
    height: 100%;
    width: 70%;
    max-width: 300px;
    z-index: 1;
    left: -70%;
    transition: left 0.5s ease-out;
}
8 respostas

Fala Lucas silva tudo bom? Acho que sei algo que pode ti ajudar, pode fazer um teste de colocar um z-index negativo no :after? :)

Mario, deu muito certo!! haha , porém o after ficou atrás de todo os outros elemento da página quando deveria fica atras apenas do menu. Mas isso eu consigo arrumar atribuindo z-index para os outros elementos, correto?

Lucas, a class .menu-ativo, tem que ser aplicado na tag <html> de acordo com o exemplo passado no curso. Assim os elementos internos do html quando tiverem position:fixed; e o z-index:1; já ficaram por cima do mesmo e deixarão o efeito que você deseja :)

Se você colocar no after de um elemento para que ele tenha position fixed, ele sempre ficará por cima do elemento pai.

Mario descobri o meu problema. Estou declarando position: fixed em um elemento pai do barra-nav, ou seja os 2 estão declarados fixed, mais ou menos assim:

<div class="container-top">
    <nav class="barra-nav"></nav>
</div>

Então no CSS quando declarava o z-index: 1 no barra-nav, ele de alguma maneira ignorava por causo que seu pai é fixed.OBS: quando declaro z-index: 1 no container-top, o .menu-ativo:after sobrepõe todos os elementos menos o .barra-nav e o .container-top. Já verifiquei o js e o .menu-ativo está sendo aplicado na tag html.

O novo problema agora é: Como fazer o after sobrepor o elemento .container-top sem sobrepor o .barra-nav?

OBS: Quero deixar o container fixed para der scroll na página, ele fique sempre no top.

Lucas, acho que pra poder dar uma solução mais focada no seu projeto vou precisar dá uma olhadinha nele, consegue subir o código no github e me mandar o link? :)

Mario, o link https://github.com/SSilvaLucas/CAECOMP fique a vontade para da sugestões em outras partes se desejar. Sou iniciante ainda e esse acredito ser meu primeiro projeto que irá pro ar. Vlw!!

solução!

Fala Lucas, no HTML a tag barra nav tem que vir logo após o body, e no CSS eu fiz duas alterações no z-index para o after e o menu ficarem mais altos :)

OBS: Nesse caso você precisa ter um menu que só aparece no mobile

HTML

<body>
    <nav class="barra-nav"></nav>
<!--resto do conteudo-->

CSS

.menu-ativo:after {
    content: "";
    display: block;
    z-index: 4;
    bottom: 0;
    right: 0;
    background: rgba(0,0,0,0.5);
}
.barra-nav {
    background: #fff;
    height: 100%;
    width: 70%;
    margin: 0;
    max-width: 300px;
    z-index: 5;
    left: -72%;
    transition: left 0.5s ease-out;
    box-shadow: 0em 0.01em 0.5em #3f4652;
}
  • Ou ao invés disso, você pode criar uma div .overlay que fica antes do
  • Quando você clicar no menu o .overlay ganha uma class .visible
  • E quando clicar no elemento .overlay ela perde a class .visible some e fecha o menu.

o CSS ficaria algo assim

.overlay {
    width: 100%;
        height: 100vh;
        background: black;
    pointer-events: none;
     opacity: 0;
}
.active {
      pointer-events: auto;
      opacity: 1;
}

Me fala se deu certo \o

Consegui arrumar tudo Mario, se quiser dar uma olhava para ver como ficou.

Muito abrigado pela ajuda !! Você é fera :)