Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Problema com margin do <form>

Olá, estou seguindo o curso mais encontrei um problema que não consigo entender o porque esta dando.

Quando rodo o código do professor para o form ele não ajusta a margin(olho no console dentro do browser e me dá a propriedade riscada inclusive).

Para que a margin fosse ajustada tive que criar uma classe da seguinte forma:

NO HTML:

<main>
            <form class="form">
                <label for="nome-sobrenome">Nome e Sobrenome: </label>
                <input type="text" id="nome-sobrenome">

<label for="email">E-mail: </label>
                <input type="text" id="email">

<label for="telefone">Telefone: </label>
                <input type="text" id="telefone">

<input type="submit" value="Enviar formulário">
            </form>
        </main>

NO CSS:

main {
    width: 940px;
    margin: 0 auto;
}

.form {
    margin: 40px 0;
}

form label {
    display: block;
    font-size: 20px;
    margin: 0 0 10px;;
}

form input{
    display: block;
    margin: 0 0 20px;
    padding: 10px 25px;
    width: 50%;
}

Alguém saberia me dizer porque? Achei estranho pois com os elementos "filhos" o css funciona (input e label).

Obrigada

3 respostas

Fala ai Adriana, tudo bem? Pode ser por conta da versão do navegador ou navegadores diferentes, isso porque cada navegador vai aplicar seus estilos padrões para as tags e elementos.

O ideal nesse caso seria você utilizar um Reset CSS para minimizar essas diferenças, por exemplo o normalize.css: https://necolas.github.io/normalize.css/

Espero ter ajudado.

Olá Matheus, eu já estou com um arquivo de reset do css que o próprio professor nos passou. Acabei deixando com uma classe mesmo, pois não consegui descobrir de onde o estilo indesejado estava sendo puxado.

Obrigada mesmo assim.

solução!

Fala Adriana, se o navegador mostra a propriedade riscada é porque tem algum seletor com uma especificidade maior sobrescrevendo o seletor mais simples.

Dai quando tu adicionou uma classe, o seletor ficou mais específico e não foi sobrescrito por outro mais simples.

Espero ter ajudado.