2
respostas

Problema com inicialização de aplicativo

Formatei a minha máquina. Agora estou usando Android Studio Dolphin| 2021.3.1 Patch 1. Fui refazer o exercício do curso de Android Módulo 1, aquele em que o professor Alex Felipe Cria um projeto sem Activity e cria a Activity na unha, inserindo as informações da Activity no manifests do Android. Quando mandei rodar, o aplicativo parece que inicia sem problema porém não gera a tela branca no device, ou seja o aplicativo não roda. No logcat a direita nessa nova configuração de logcat, aparecem vários linhas com quadradinhos vermelhos com a letra "E" dentro e na linha final Could not remove dir '/data/data/alura.com.br.aluraagenda/code_cache/.ll/': No such file or directory.

Se eu crio um projeto com uma Activity vazia, o projeto roda normalmente.

O que falta na minha aplicação iniciada sem Activity para funcionar? Criei uma classe java, MainActivity que herda de Activity. E inscrevi ela no manifests. Meu AndroidManifest.xml ficou assim:

<application
    android:allowBackup="true"
    android:dataExtractionRules="@xml/data_extraction_rules"
    android:fullBackupContent="@xml/backup_rules"
    android:icon="@mipmap/ic_launcher"
    android:label="@string/app_name"
    android:roundIcon="@mipmap/ic_launcher_round"
    android:supportsRtl="true"
    android:theme="@style/Theme.AluraAgenda"
    tools:targetApi="31">
    <activity
        android:name=".MainActivity"
        android:exported="true">
        <intent-filter>
            <action android:name="android.intent.action.MAIN" />

<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
        </intent-filter>

<meta-data
            android:name="android.app.lib_name"
            android:value="" />
    </activity>
</application>
2 respostas

Olá Paulo, tudo bem?

Esse erro pode acontecer por uma série de fatores externos com o Android Studio, por isso, recomendo que use a versão anterior à Dolphin, para isso você pode acessar as versões disponíveis.

Se no caso de criar a Empty Activity estiver dando certo, pode sim prosseguir usando esse método, o intuito de mostrarem como fazer a Activity do zero, seria entender o que acontece quando criamos outras activities ou o que o Android Studio está fazendo quando cria nosso projeto, fazendo isso você não terá nenhuma perda no seu aprendizado.

Caso aconteça alguma coisa não deixe de mandar aqui no fórum, estarei à disposição para ajudar :)

Forte abraço e bons estudos!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Entendo que partindo de uma empty Activity não teria nenhum problema na construção de aplicativos. É que não sei se você é assim, mas quando uma coisa que tá aparentemente certa dá erro é muito frustrante e a gente quer descobrir o que está acontecendo. No caso, você me revelou: é um problema da versão da IDE. Valeu! Agora não fico com essa frustração na cabeça. Obrigado, Matheus!