9
respostas

Problema com icones e splash screen

Amigos, a substituição do ícone e splash não funcionou pra mim. Mesmo antes de trocar, eu já havia reparado que o meu app mostrava o icone e splash do CORDOVA, enquanto no config.xml estava setada a imagem do IONIC, conforme está na vídeo aula também.

Vocês disponibilizaram o ícone que foi utilizado na aula? não achei o link e usei qualquer imagem png quadrada.

Enfim, a troca de ícones não funcionou no Alura-Gerenciador e nem no Alura-Car. Continuam com icone do CORDOVA, embora o config xml esteja setado com o icone que eu coloquei. Certeza absoluta pq meu editor dá o preview da imagem.

Alguma dica?

9 respostas

Olá.

A imagem está disponível sim no nosso github:

https://github.com/alura-cursos/alura-ionic-parte-2/tree/master/Aula-8/Alura-Gerenciador/resources

Qual foi o processo que vc fez para gerar o icone e que não deu certo?

Oi Lázaro. Eu fiz o procedimento mostrado na aula. Coloquei o arquivo png na pasta resources, entrei na pasta do projeto pelo terminal, rodeio o comando 'ionic resources'.

Ele rodou certinho, gerou todas as imagens de diferentes tamanhos dentro das pastas android/icon e android/splash (conferido). O config.xml também está linkando a imagem correta.

Desde antes de dar esses comandos, eu já tinha reparado que o app só mostrava o icone do cordova, enquanto o seu da video aula já estava com o icone do ionic.

Segue o meu config.xml

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes"?>
<widget id="com.ionicframework.aluragerenciador174251" version="0.0.1" xmlns="http://www.w3.org/ns/widgets" xmlns:cdv="http://cordova.apache.org/ns/1.0">
  <name>Alura-Gerenciador</name>
  <description>
        An Ionic Framework and Cordova project.
    </description>
  <author email="you@example.com" href="http://example.com/">
      Your Name Here
    </author>
  <content src="index.html"/>
  <access origin="*"/>
  <preference name="webviewbounce" value="false"/>
  <preference name="UIWebViewBounce" value="false"/>
  <preference name="DisallowOverscroll" value="true"/>
  <preference name="SplashScreenDelay" value="2000"/>
  <preference name="FadeSplashScreenDuration" value="2000"/>
  <preference name="android-minSdkVersion" value="16"/>
  <preference name="BackupWebStorage" value="none"/>
  <preference name="SplashScreen" value="screen"/>
  <feature name="StatusBar">
    <param name="ios-package" value="CDVStatusBar" onload="true"/>
  </feature>
  <platform name="android">
    <icon src="resources/android/icon/drawable-ldpi-icon.png" density="ldpi"/>
    <icon src="resources/android/icon/drawable-mdpi-icon.png" density="mdpi"/>
    <icon src="resources/android/icon/drawable-hdpi-icon.png" density="hdpi"/>
    <icon src="resources/android/icon/drawable-xhdpi-icon.png" density="xhdpi"/>
    <icon src="resources/android/icon/drawable-xxhdpi-icon.png" density="xxhdpi"/>
    <icon src="resources/android/icon/drawable-xxxhdpi-icon.png" density="xxxhdpi"/>
    <splash src="resources/android/splash/drawable-land-ldpi-screen.png" density="land-ldpi"/>
    <splash src="resources/android/splash/drawable-land-mdpi-screen.png" density="land-mdpi"/>
    <splash src="resources/android/splash/drawable-port-ldpi-screen.png" density="port-ldpi"/>
    <splash src="resources/android/splash/drawable-port-mdpi-screen.png" density="port-mdpi"/>
  </platform>
  <icon src="resources/android/icon/drawable-xhdpi-icon.png"/>
</widget>

Testei agora com as imagens de vocês, o comportamento foi o mesmo. Roda o resources, todas as imagens são substituídas na pasta, mas o app continua com o ícone do cordova.

Olá.

Não faz sentido algum ele deixar o icone do cordova, até pq esse icone não é criado em um app ionic.

Será que quando vc está rodando o celular, ele não está pegando o icone de uma aplicação feita anteriormente?

Apague a aplicação a aplicação do seu celular antes de rodar novamente com o novo icone.

Outra coisa: nesta pasta aqui

resources/android/icon/

É certeza que o ícone novo está aí?

Você pode apagar a pasta android e rodar o comando resources novamente que ele vai gerar novamente, só para ter certeza.

Isso me parece mais um problema de cache no celular com uma aplicação antiga.

Ainda não funcionou. Desinstalei os dois apps, fiz tudo de novo, resources, me certifiquei que as imagens foram geradas na pasta correta, run android --device, continua com o ícone e splash do córdova (aquele robozinho quadrado).

antes de desinstalar o app no celular, limpei o cache dele. instalou de novo, mesmo assim não mudou o icone e splash.

Investigando nesse site https://goo.gl/0Phko1 eu descobri que o ícone/splash do cordova (robozinho) que está sendo mostrado no meu app estão armazenados na pasta platforms>android>res>drawable.....

porém o comando resources do ionic atualiza as imagens dentro da pasta resources>android>icon/splash

Acho que é esse o descompasso que está acontecendo. É possível que seja um bug da minha versão do ionic:

$ ionic info

Your system information:

Cordova CLI: 6.4.0 
Ionic CLI Version: 2.1.18
Ionic App Lib Version: 2.1.7
ios-deploy version: Not installed
ios-sim version: Not installed
Node Version: v4.7.2
Xcode version: Not installed

Nesse outro sites tem algums workarounds https://goo.gl/w2ZAk4

Você vê algum fix para mim, que não quebre meu projeto? Valeu!

Acho q pode ser sim a versão do Ionic ou do Cordova, tendo em vista os links q vc passou.

1) Tente remover a plataforma android e de pois adiciona novamente igual o cara fala nessa ultimo link que vc mandou

2) Tente criar outra aplicação do zero, sem nada, só para ver se o erro também ocorre lá. Assim vai ter certeza que é versão do Ionic ou do Cordova

Oi Lázaro. Estou encalacrado porque tive que reinstalar meu sistema operacional. Com problema na instalação do ionic, abri uma dúvida no fórum do primeiro curso. Não tive a oportunidade de tentar o que você falou acima. Mas em breve tentarei.

Me dê uma dica, quando eu conseguir instalar o ionic e o cordova, como eu faço pra abrir esse projeto novamente? Basta eu entrar na pasta do AluraCar e rodar "ionic serve -lab" e "ionic serve android --device"?

Posso fazer isso com os arquivos do gabarito do curso que vcs disponibilizaram? Minha plataforma android já estará criada? Valeu!

Oi, vamos as suas perguntas:

Assim que baixar o projeto, é bom vc instalar as dependências :

npm install

e depois

bower install

Agora você pode rodar o comando

ionic state reset

Para fazer a instalação dos plugins e plataformas.

Depois é só rodar no ionic server lab.

Não esqueça de instalar o android no seu sistema operacional, já que vc falou que teve q reinstala-lo.