2
respostas

Problema com conversão de lista no Power Query

Oi, pessoal!

Estou tentando estruturar um dashboard em BI, mas estou com um problema que não consigo resolver no tratamento de dados do Power Query. Basicamente, estou consultando uma API e tentando organizar esses dados em colunas, mas sempre que tento expandir valores que estão aninhados em forma de lista, recebo um erro. No geral o erro é sempre um "null". Já tentei expandir como List, já tentei expandir como Record, mas nada resolveu. Inclusive, se clico na lista não consigo ter aquela pré-visualização que aparece no rodapé do Power Query.

Os dados da API estão organizados dessa forma:

"dados": [
    {
      "pontoId": XXXX,
      "ultimaColeta": "2024-12-26T23:50:00",
      "nomeGrandeza": "Grandeza1",
      "valores": [
        {
          "data": "2024-11-20T00:10:00",
          "valor": 9,
          "qualidade": 0
        },
        {
          "data": "2024-11-20T00:20:00",
          "valor": 7,
        },
        {
          "data": "2024-11-20T00:30:00",
          "valor": 4,
        },

Consegui chegar apenas até esse ponto:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se clico em List é isso que aparece:

Se expando, isso acontece

Já quebrei bastante a cabeça e ainda não cheguei em lugar nenhum, ficaria muito grato se alguém pudesse me dar uma luz. Obrigado!

2 respostas

Oi Wesley, tudo bem?

O problema pode estar relacionado a coluna que você está tentando expandir se tratar de listas dentro dela. Sugiro que você siga alguns passos e veja se o problema é solucionado:

1. Ao lado do nome da coluna Valores (que está como "List"), clique no ícone com setas duplas.

2. Quando aparecer a janela de opções, selecione os campos que deseja (por exemplo: data, valor, qualidade) e clique em OK.

3. Agora, se tudo ficar null, isso pode significar que as listas estão vazias. Neste caso, recomendo verificar se os dados da API foram carregados corretamente. Caso ainda não funcione, você pode tentar converter as listas para tabelas antes de expandir.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Oi, Monalisa!

Muito obrigado pelas orientações. Acabei encontrando um erro na requisição da API que estava gerando os dados como Null.

Abraços,