Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Problema com conexão postgreSQL com Java

Estou tendo esse projeto da faculdade que é fazer um CRUD que conecte com uma tabela no postgreSQL, mas estou enfrentando os erros:

java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:postgresql://localhost:5432/reclamabus
java.lang.NullPointerException: Cannot invoke "java.sql.Connection.createStatement()" because "this.connection" is null

Ja tentei pesquisar no StackOverflow mas nenhuma solução se aplicava ao meu código, por favor me ajude!!!

OBS: Não estou conseguindo enviar o código, por favor me diga a forma mais facil de envio para que seja analisado.

1 resposta
solução!

Oi Diogo, tudo bem?

Os erros que você está recebendo indicam que não foi encontrado um driver adequado para a conexão com o PostgreSQL e que a conexão está nula.

Para resolver o primeiro erro, certifique-se de que você adicionou a biblioteca do driver do PostgreSQL ao seu projeto. Você pode baixar o driver no site oficial do PostgreSQL ou através de gerenciadores de dependências como o Maven ou Gradle. Certifique-se de adicioná-lo ao classpath do seu projeto.

Quanto ao segundo erro, o NullPointerException, ele ocorre porque a conexão está nula. Verifique se você está criando a conexão corretamente e se está atribuindo a ela o objeto de conexão retornado pelo driver do PostgreSQL.

Além disso, certifique-se de que as informações de conexão, como URL, usuário e senha, estão corretas. Verifique se o PostgreSQL está rodando na porta 5432 e se o banco de dados "reclamabus" existe.

Quanto ao envio do código, você pode usar a ferramenta de inserir bloco de código </>.

Caso haja alguma dúvida de como fazer, você pode assistir esse alura+ sobre como turbinar seus estudos com o fórum.

Um abraço e bons estudos.