6
respostas

problema com a SSH key após o git push

Quando tento o comando git push -u origin main recebo esta mensagem he authenticity of host 'github.com (20.201.28.151)' can't be established. ED25519 key fingerprint is SHA256:+DiY3wvvV6TuJJhbpZisF/zLDA0zPMSvHdkr4UvCOqU. This key is not known by any other names. Are you sure you want to continue connecting (yes/no/[fingerprint])? Porém eu já fiz o procedimento para criar a chave SSH, então, o que pode ser e como resolver?

6 respostas

Oi!

É só digitar yes e apertar ENTER quando aparecer essa mensagem.

Mas se fizer isso não vai acabar usando a chave pública ao invés da privada?

Essa mensagem sempre aparece na primeira vez que vamos nos conectar a algum servidor via ssh. Como é a primeira vez que você vai se conectar ao GitHub, por isso ela apareceu, para confirmar se você realmente quer estabelecer uma conexão do seu computador com o servidor do GitHub.

Pode seguir as instruções que passei e nas próximas vezes a mensagem não vai mais aparecer.

Mas, no caso, a key fingerprint que aparece quando eu crio minha chave SSH é diferente da que aparece quando eu tento dar o push. Assim sendo, esse fingerprint não deveria ser igual ao que apareceu qdo da criação da chave?

Talvez você tenha outras chaves ssh no seu computador. Verifique isso acessando a pasta oculta .ssh, dentro do diretório home do seu usuário.

Na pasta oculta tenho apenas a chave que criei seguindo os passos da aula. E, olhando o fingerprint desta chave ele é diferente da que apareceu quando dei o push, ou seja, SHA256:+DiY3wvvV6TuJJhbpZisF/zLDA0zPMSvHdkr4UvCOqU. E, pesquisando, parece que esta tem a ver com as chaves que aparecem aqui https://docs.github.com/pt/enterprise-cloud@latest/authentication/keeping-your-account-and-data-secure/githubs-ssh-key-fingerprints. Portanto, quero saber exatamente o que está acontecendo, se estou a usar minha própria chave, criada de acordo com as aulas ou se é nesta "espécie de ssh genérica" que minha validação foi baseada?