2
respostas

Problema com a Desserialização do Objeto Cliente

Quando eu tento fazer a deserialização do arquivo cliente.bin, ocorre o seguinte erro:

"Exception in thread "main" java.lang.ClassCastException: class java.lang.String cannot be cast to class br.com.alura.java.io.teste.Cliente (java.lang.String is in module java.base of loader 'bootstrap'; br.com.alura.java.io.teste.Cliente is in unnamed module of loader 'app') at br.com.alura.java.io.teste.TesteSerializacaoCliente.main(TesteSerializacaoCliente.java:25)"

```package br.com.alura.java.io.teste;

import java.io.FileInputStream;
import java.io.FileNotFoundException;
import java.io.FileOutputStream;
import java.io.IOException;
import java.io.ObjectInputStream;
import java.io.ObjectOutputStream;

public class TesteSerializacaoCliente {

public static void main(String[] args) throws IOException, ClassNotFoundException {

//        Cliente cliente = new Cliente();
//        cliente.setNome("Nico");
//        cliente.setProfissao("Dev");
//        cliente.setCpf("234113131");
//        
//        String nome = "Nico Steppot";
//        ObjectOutputStream oos = new ObjectOutputStream(new FileOutputStream("cliente.bin"));  //Criando um arquivo binário para receber conteúdo das váriaveis;
//        oos.writeObject(nome); //Transportando o conteúdo da String para um arquivo binário
//        oos.close();

ObjectInputStream ois = new ObjectInputStream(new FileInputStream("cliente.bin")); //Abrindo um arquivo binário
        Cliente cliente = (Cliente) ois.readObject(); // lendo o conteúdo do arquivo
        ois.close();
        System.out.println(cliente.getNome()); 

}

}

Desde já agradeço pela atenção. `

2 respostas

Consegui descobrir o meu erro. Eu estava criando o arquivo com uma String nome, pois eu esqueci de apagar linha "String nome = "cocada";

Oie Felipe, tubo bem contigo?

Que bom que deu tudo certo!

Tem um artigo bem bacana que fala sobre esse tema de serialização e desserialização de objetos em Java, se te interessar é só clicar aqui para ver.

Se tiver qualquer outro problema é só mandar aqui no fórum que iremos te ajudar :)

Continue assim e bons estudos!