Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Problema com a conexão entre as interfaces dos roteadores

Estou com problema para passar a conexao de uma interface do roteador para outra, sendo que : os roteadores conectam entre si, o Pc 1 consegue chegar até a primeira interface do roteador, o servidor consegue chegar até a primeira interface do segundo roteador, o problema é a conexão entre os roteadores quando o ping parte de algum dos PC's. O ip das interfaces com problema são 192.168.2.2 e 192.168.2.1, enquanto os das outras sao 192.168.1.1 do primeiro roteador e do default gateway do PC 1 e 192.168.3.1 do roteador 2 e do default gateway do server

7 respostas

Se com o PC 1 eu acessar a interface 2 do roteador correspondente eu consigo, o problema é que a conexao nao passa do cabo que interliga os 2 roteadores

Olá João,

Seria referente ao exercício do desafio? Seriam esses os passos de correção:

1-) A interface do roteador conectando o Switch com o PC está configurada com o endereço IP 192.168.1.3, esse não é o Default Gateway colocado no computador, dessa forma, precisamos ou alterar o Default Gateway do computador para 192.168.1.3 que é o endereço IP na interface do roteador ou devemos mudar o endereço IP da interface do roteador para que fique igual ao endereço IP do Default Gateway do computador

2-) O cabo interconectando os roteadores é direto, devemos alterá-lo para cabo cruzado

3-) A porta fastEthernet 0/0 do roteador conectado ao Switch que está do lado do servidor está administratively down, precisamos habilitar essa interface com o comando no shutdown

Abs

Ola, Rafael, primeiramente obrigado pela resposta rapida, o que ocorre é que eu ja mudei tudo, tanto que os computadores se conectam com os roteadores assim como os roteadores se conectam entre si, o problema é que o computador nao consegue se conectar com o outro roteador ( sem ser o que está com o default gateway ), sendo que os roteadores se conectam! Ta tudo conectado, Pc's com os respecitivos roteadores e os roteadores entre si, mas um pc nao consegue "pingar" o roteador do outro pc. Resumindo : O pc 1 consegue pingar nas 2 interfaces do roteador 1, mas nao consegue pingar em nenhuma interface do roteador 2, mesmo os roteadores 1 e 2 conseguindo "pingar" entre suas interfaces conectadas pelo cabo ( porque nao conseguem pingar na outra que está conectada com o switch)

Adiantando algumas informacoes

PC 1 IP 192.168.1.2 Default Gateway 192.168.1.1

Roteador 1 Interface 1 conectada ao switch IP 192.168.1.1 Interface 2 conectada ao roteador 2 IP 192.168.2.1

PC 2 IP 192.168.3.2 Default Gateway 192.168.3.1

Roteador 2 Interface 1 conectada ao switch IP 192.168.3.1 Interface 2 conectada ao roteador 1 IP 192.168.2.2

solução!

Olá João,

Me parece que os roteadores perderam a configuração de rotas, tente executar o seguinte comando nos dois roteadores no modo de configuração global:

ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 FastEthernet0/1

Perfeito! Funcionou! Obrigado pela rapidez nas respostas, foi o unico problema que tive com o curso nota 10

Olá João,

Obrigado pelo feedback, fico muito contente em saber que você gostou do curso :)