Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Problema B

Eu até entendi a solução, mas para garantir que necessariamente tenho 100 grupos com 7 homens eu não teria que considerar o pior cenário ?

Por exemplo, se eu quero calcular em média quantos grupos terão 7 homens e 3 mulheres eu faria : u = n * p, e assim que obteria 2050. Se eu pego o total de grupos e tiro os 2050 que terão 7 homens eu teria somente os grupos que não têm 7 homens, que seriam 5634.

Eu pensei que para garantir 100 grupos com 7 eu teria que pensar no pior cenário (primeiro selecionar is 5634 grupos que não têm 7 homens) assim só sobrariam os que têm 7 homens, e depois eu tiraria mais 100 que necessariamente pegaria 100 com 7 homens, e pra isso eu teria que selecionar 5734.

1 resposta
solução!

Olá, Marcus! Como vai?

Sua estratégia também é válida e pode chegar a um resultado preciso.

Porém a abordagem que o professor está utilizando também está correta.

Na estatística, especialmente ao lidar com distribuições probabilísticas como a Binomial, trabalhamos com médias e probabilidades esperadas, ao invés de garantias absolutas em cada amostra. Isso porque a natureza da probabilidade não nos permite garantir exatamente o número de ocorrências em cada amostra sem uma coleta de dados extremamente grande que tenda ao infinito.

Pela abordagem do professor, que se baseia na distribuição binomial, temos uma estimativa do número total de grupos necessários para atingir o objetivo de 100 grupos amostrais.

Sua reflexão é muito válida e é importante manter o pensamento crítico, para utilizar as ferramentas estatísticas da melhor forma possível.

Espero ter ajudado e bons estudos!