3
respostas

Problema ao usar uma series pra filtrar um dataframe no Pandas

Pessoal, estou com uma duvida. Já tentei rodar e percebi que tem vezes que ele funciona e outras que não (o que é muito estranho), mas emg geral, ao fazer os exercicios de filtragem de dataframes com uma series booleana, estou recebendo este aviso: Unalignable boolean Series provided as indexer (index of the boolean Series and of the indexed object do not match).

Por que isso dá certo algumas vezes e outras não?

3 respostas

Olá Gisele,

O mais provável que esteja acontecendo é que quando você executa uma vez você está modificando o dataframe, assim quando executa novamente está tentando filtrar o dataframe modificado.

Experimenta executar todo o código do início e não apenas algumas partes, porque variáveis modificadas vão continuar modificadas mesmo que você execute um código anterior.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Acho que identifiquei o problema. Quando cria a series, não é criado o título das colunas, assim gerando esse erro de mismatch de campos (mais linhas do dataframe do que na series). Então criei a linha de títulos e tudo se resolveu....

Não entendi muito bem, mas o importante é que foi resolvido.

Se não tiver mais problemas ou dúvidas marca essa sua resposta acima como solução para encerrar o tópico, caso contrário é só falar aqui que a gente tenta ajudar.