2
respostas

Problema ao rodar o script para criar instâncias customizadas ec2

Sou aluno do curso - Deploy no Amazon EC2: Alta disponibilidade e escalabilidade de uma aplicação. Minha dificuldade está entre as aulas 3 e 4, onde é criada uma instância customizada e uma imagem a partir dessa instância.

Durante a primeira vez que assisti a aula eu consegui criar a instância utilizando o script.sh customizado para instalar o php, apache e mysql. Porém quando tentei criar outras instâncias, por exemplo, a partir da imagem da instância que estava rodando, não obtive sucesso.

Disponibilizo o arquivo com o log aqui embaixo, pois ele é extenso:

https://docs.google.com/document/d/1995NkXp7RzgpN-0zv3uMaTagfUtnmDn4NRflC49vmEU/edit?usp=sharing

Durante a criação de novas instâncias, eu terminava as instâncias anteriores que eu havia criado.

No final desse arquivo é possível ver essa mensagem:

[ 14.976176] cloud-init[3063]: Existing lock /var/run/yum.pid: another copy is running as pid 3243.
[ 14.983054] cloud-init[3063]: Another app is currently holding the yum lock; waiting for it to exit...
[ 14.989641] cloud-init[3063]: The other application is: yum
[ 14.994001] cloud-init[3063]: Memory :  31 M RSS (323 MB VSZ)

Eu consigo conectar nessa instância, via SSH e rodar o comando netstat -ltun, conforme mostrado na aula.

Porém nenhuma das ferramentas como apache ou o mysql são listadas

Que se repete algumas vezes, realizei pesquisas através dessa mensagem, todas respostas falam para eu terminar o processo que está em execução.

Se eu fizer isso, vou ter que instalar o php, mysql e apache na mão, perdendo o “roteiro” de instalação das ferramentas que eu quero instalar ao subir a instância?

2 respostas

De certo modo eu resolvi a questão, descrevo abaixo:

Criei uma nova instância atribuindo apenas o security group default e deu certo, agora o script instala todas ferramentas. Refiz a imagem da instância. Criei uma segunda instância a partir da imagem criada anteriormente, atribui apenas o security group default, a imagem subiu e instalou as ferramentas com sucesso, depois atribuí os outros dois security groups para acesso remoto e acesse web.

Obrigado por compartilhar a solução :)