Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Problema ao rodar o Gulp

Olá pessoal, tudo bem? Vi no fórum dúvidas semelhantes à que tenho, mas mesmo assim não consegui solucionar meu problema seguindo as recomendações. Tentei executar o gulp minify-js em três versões do node (gerenciado pelo NVM) e mesmo assim sem sucesso. Tentei nas versões:

• v6.17.1
  • v10.20.1
  • v12.16.3

Segue abaixo o erro obtido ao executar o comando no node v6.17.1. Se puderem por gentileza informar qual a versão exata do node que está rodando eu agradeço.

gulp minify-js
assert.js:339
    throw err;
    ^

AssertionError [ERR_ASSERTION]: Task function must be specified
    at Gulp.set [as _setTask] (/home/luigi/MEGA/Documentos/ALURA/TRILHA NODE/PERFORMANCE WEB I: OTIMIZANDO O FRONT-END/performance-web/node_modules/undertaker/lib/set-task.js:10:3)
    at Gulp.task (/home/luigi/MEGA/Documentos/ALURA/TRILHA NODE/PERFORMANCE WEB I: OTIMIZANDO O FRONT-END/performance-web/node_modules/undertaker/lib/task.js:13:8)
    at Object.<anonymous> (/home/luigi/MEGA/Documentos/ALURA/TRILHA NODE/PERFORMANCE WEB I: OTIMIZANDO O FRONT-END/performance-web/gulpfile.js:89:6)
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:778:30)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:789:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)
    at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12)
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3)
    at Module.require (internal/modules/cjs/loader.js:692:17)
    at require (internal/modules/cjs/helpers.js:25:18)

Dados do S.O:

• Linux Mint 19.3 Cinnamon
  • Kernel Linux: 5.3.0-51
3 respostas
solução!

Fala ai Luigi, tudo bem? Olhando o erro:

AssertionError [ERR_ASSERTION]: Task function must be specified

Eu diria que pode ser alguma invocação de função dentro do gulpfile, verifica se os mesmos estão sendo definidos com (), se sim, acho que deveria apenas referenciá-los e deixar a execução por conta do Gulp.

Espero ter ajudado.

Provavelmente era isso. Baixei novamente o projeto, entretanto alguns commits à frente e não apresentou mais o erro. Tentei comparar o arquivo gulpfile.js mas não encontrei diferença entre ambos. Obrigado pela ajuda.

Magina Luigi, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.