Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Problema ao executa o comando "bundle install"

Quando eu executo o comado dentro da pasta criada pelo rails o terminal imprime o seguinte erro:

error occurred while installing json (1.8.6), and Bundler cannot continue.
Make sure that `gem install json -v '1.8.6'` succeeds before bundling.

Tentei copiar e intalar a gem da mesma forma q está aí o seguinte erro é impresso no terminal:

Building native extensions. This could take a while...
ERROR:  Error installing json:
    ERROR: Failed to build gem native extension.

current directory: /var/lib/gems/2.3.0/gems/json-1.8.6/ext/json/ext/generator
/usr/bin/ruby2.3 -r ./siteconf20171116-18030-1xevbd.rb extconf.rb
mkmf.rb can't find header files for ruby at /usr/lib/ruby/include/ruby.h

extconf failed, exit code 1

Gem files will remain installed in /var/lib/gems/2.3.0/gems/json-1.8.6 for inspection.
Results logged to /var/lib/gems/2.3.0/extensions/x86_64-linux/2.3.0/json-1.8.6/gem_make.out

Gostaria de saber como devo proceder, agradeço desde já pela ajuda

PS: estou tentando instalar no Linux Mint

7 respostas

Oi Gabriel, tudo bem? Qual é a versão do Rails por favor?

Olá! Estou usando a versão 4.2.6 do rails

solução!

Gabriel, acho que falta instalar alguma lib no seu sistema operacional especificamente. Algumas coisas o bundle tenta compilar com libs nativas do SO, talvez esteja faltando isso.

Geralmente eu sigo o guia de instalação do Akita: http://www.akitaonrails.com/2015/01/28/ruby-e-rails-no-ubuntu-14-04-lts-trusty-tahr

Claro que considerando apenas a questão do Ruby e Rails, ignorando o Vagrant, Postgree, Phusion, etc.

Eu tentaria executar essa linha de comando de instalação de libs do SO antes de tentar novamente, tá lá no post:

sudo apt-get install curl build-essential openssl libreadline6 libreadline6-dev curl git-core zlib1g zlib1g-dev libssl-dev libyaml-dev libsqlite3-dev sqlite3 libxml2-dev libxslt-dev libgmp-dev autoconf libc6-dev ncurses-dev automake libtool bison subversion

Deu tudo certo, consegui instalar seguindo as instruções que você me mandou, muito obrigado pelo suporte

Comemorei cedo demais, logo após eu fechar o terminal e abrir dnv ele indica q o rails N foi instalado, fui na pasta do projeto e N consegui iniciar o servidor com rails server, o q devo fazer?

O console imprime isso:

O programa 'rails' não está instalado no momento. Você pode instalá-lo digitando:

sudo apt install ruby-railties

Só que eu já instalei o rails pelas gems

Já que sei SO está indicando que o rails não está instalado, eu tentaria fazer uma nova instalação para ver se ele volta a funcionar normalmente. Sinceramente não sei por que isso aconteceu