Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Problema ao definir IP no IPV4

Bom Dia ou Boa Noite! Ao definir um IP fixo para a rede nas propriedades do IPV4 (ex:192.168.3.1), há a queda da minha conexão com a internet, tentei em computadores em diferentes locais (outra internet inclusive) e obtive o mesmo problema, só sendo possível a reconexão removendo o IP configurado. Como faço para solucionar esse problema?? E ao escrever essa dúvida surgiu outra, não posso utilizar o 192.168.1.1 ou posso? Obrigado

3 respostas

Olá Gabriel, tudo bem?

A conexão com a internet irá cair mesmo, isso porque as informações do endereço IP, default gateway, servidor DNS não estarão presentes e são necessárias para poder acessar a internet.

Tais informações são enviadas pelo servidor DHCP que no caso doméstico já seria o próprio roteador, para voltar a conexão, é necessário escolher a opção para obter o endereço IP automaticamente, pois assim esses dados serão recebidos.

Você pode usar o endereço IP 192.168.1.1 contanto que não tenha outro dispositivo na rede usando esse mesmo endereço. Normalmente os finais dos endereços IP com o número 1 são destinados para os roteadores, mas se não tiver nenhum outro dispositivo usando esse endereço IP, você poderá usá-lo sem problema.

Abs

Então para uso doméstico, possuo um notebook e um PC de mesa, colocando o gateway 192.168.1.1 (que é o do modem) e definindo o IP para outro aleatório eu continuaria com a conexão?

solução!

Olá Gabriel,

Exatamente, vamos supor que nenhum dispositivo esteja usando o endereço IP 192.168.1.100, você poderia configurá-lo manualmente para uma máquina, colocar a máscara de rede (Subnet mask: 255.255.255.0), Default Gateway: 192.168.1.1 e precisaria colocar um servidor DNS público, por exemplo 8.8.8.8

Embora possível, é preciso ter cuidado em manter a configuração dessa forma, pois se o servidor DHCP decidir alocar esse endereço IP 192.168.1.100 para um dispositivo, poderíamos ter um conflito, pois você já ter feito essa alocação estática. Em resumo, deixe a configuração automática, o exemplo no vídeo era para mostrar o cenário de uma pequena rede, sem acesso a internet, ilustrando como seria o processo de comunicação entre essas máquinas dessa pequena rede

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software