Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Problema ao carregar ApplicationContext nos testes com @DataJpaTest

Estou enfrentando dificuldades ao tentar rodar testes para o repositório MedicoRepositoryTest usando o** @DataJpaTest.** O contexto do Spring não está sendo carregado corretamente e estou recebendo a seguinte exceção:

java.lang.IllegalStateException: Failed to load ApplicationContext

O que já tentei:

-Configurei as variáveis de ambiente diretamente no IntelliJ (sem expô-las no repositório). -Criei o arquivo application-test.properties com as configurações do banco de dados (MySQL) e desativei o Flyway para os testes. -Verifiquei a conexão com o banco de dados, que está funcionando corretamente fora do ambiente de testes.

Apesar dessas tentativas, o erro persiste.

Link do repositório: https://github.com/LeonardoLazilha/api-vollmed/pull/9

Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá Leonardo! Tudo bem?

Analisando o seu código não há nenhum problema na estrutura do mesmo, mas há alguns pontos de correção e de atenção para a parte de testes que devem ser aplicadas para resolver o problema que você está tendo.

Primeiramente, o arquivo application-test.properties precisa estar dentro da pasta resources que está fora da pasta "teste", só assim ela será reconhecida e utilizada durante o teste, em vez do properties padrão.

Por fim, recomendo que crie um novo banco de dados para os testes, ao rodar o seu teste unitário no meu ambiente eu estava utilizando o mesmo banco do projeto, o que causou erros relacionados a outras migrações que ocorreram antes, então, para testes, crie um banco de dados separado.

Espero que essas sugestões ajudem a resolver o problema.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.