3
respostas

Problema ao abrir o banco sqlite

Fiz a migração normalmente, instalei extensão do sqlite, porém quando tento abrir ele gera um erro e não abre, aparecendo a seguinte mensagem:

[vscode-sqlite][ERROR] Failed to open database '/home/dialog/Documentos/CursosAlura_2025/node-sequelize/database.sqlite': SQLite process failed to start: The argument 'file' cannot be empty. Received ''

3 respostas

Olá Osvaldo! Tudo bem?

A mensagem de erro que você está recebendo indica que o argumento 'file' não pode estar vazio. Isso geralmente acontece quando o caminho para o arquivo do banco de dados não está correto ou não foi especificado corretamente.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a resolver o problema:

1. Verifique o Caminho do Arquivo: Certifique-se de que o caminho para o arquivo database.sqlite está correto. No seu caso, o caminho é /home/dialog/Documentos/CursosAlura_2025/node-sequelize/database.sqlite. Verifique se o arquivo realmente existe nesse local e se o caminho está correto.

2. Verifique o Arquivo de Configuração: Se você estiver usando um arquivo de configuração para o Sequelize, verifique se ele está apontando para o caminho correto do banco de dados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Ja verifiquei. E existe o arquivo normalmente nesse caminho.

Osvaldo, tudo bem? Não sei se você já conseguiu resolver o problema, mas tive um problema similar quando estava fazendo esse curso.

Pegando o gancho da sugestão anterior verifique se o seu arquivo .sequelizerc tá com os endereços corretos apontando para os arquivos de config/models/seeders/migrations.

E, além disso, nas configurações de preferência do vscode (open user settings Json) eu tive que incluir a seguinte linha: "sqlite.sqlite3": ".sequelizerc"

Isso resolveu o problema que eu estava tendo para abrir o banco com a extensão sqlite.