Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Problema acentuaçao tag <meta charset= "UTF-8">

Estou com problemas na acentuação de meus projetos. Eu coloco a tag

"<meta charset= "UTF-8">"

e os acentos não aparecem corretamente, porém quando não coloco a tag eles aparecem de maneira devida, o que faço?

PS: acho que alterei alguma configuração no meu browser.

6 respostas

Olá Gabriel, tudo bom?

Acesse este link https://cursos.alura.com.br/forum/topico-utf-8-26366 você será redirecionado para um tópico do fórum que trata deste mesmo problema, veja em particular a resposta do Natan de Souza Fonseca.

Espero ter lhe ajudado!

Abraço e bom estudo!

Oi Gabriel

fora o meta charset, que você já testou, pode sim ser a configuração do browser ou ainda do seu editor.

Qual ferramenta você está usando para editar o seu HTML? No Sublime, por exemplo, existe a opção File > Save with encoding que você fala que quer usar UTF-8, ou qualquer outro formato.

Cada navegador tem sua forma de mudar o encoding também. No Safari, que eu uso, por exemplo, você pode fazer isso em view > text encoding, escolhendo UTF-8. Qual navegador você usa?

Eu uso o Google Chrome e o Notepad ++

O que importa é o arquivo ser salvo com o mesmo encoding da tag meta. Se vc usou na tag meta utf-8 o arquivo tem que ser salvo em utf-8.

Isso indica que seu notepad++ esta salvando em outro encoding. Chato o windows não adotar utf-8 como padrão.

Isso não vai comprometer seu conhecimento de lógica.

Experimente renover a tag meta ou usar latin1 ao invés de utf-8.

solução!

O que importa é o arquivo ser salvo com o mesmo encoding da tag meta. Se vc usou na tag meta utf-8 o arquivo tem que ser salvo em utf-8.

Isso indica que seu notepad++ esta salvando em outro encoding. Chato o windows não adotar utf-8 como padrão.

Isso não vai comprometer seu conhecimento de lógica.

Experimente renover a tag meta ou usar latin1 ao invés de utf-8.

Aguardo seu retorno meu aluno.

Funcionou! Obrigado pela ajuda.l

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software