1
resposta

Probabilidade

não ficou claro... intervalo de confianca e probabilidade. Ficou muito solto..

1 resposta

Olá Rafael,

Nao se preocupe, o conceito é um pouco chato de se entender.

Resumindo:

Probabilidade é a estimativa de ocorrência de um evento.

Intervalo de confiança é composto por dois valores numéricos que representam o Limite inferior e superior para abranger a média amostral. Você reparou que a média amostral fica sempre no centro no intervalo? Isso ocorre porque para gerar os limites inferior e superior, subtraímos e somamos um valor numérico à média. Dessa forma

Intervalo_inferior = Média - valor_numérico
Intervalo_superior = Média + valor_numérico
IC.: [ Intervalo_inferior , Intervalo_superior  ]

Lembrando que, em estatística, as estimativas amostrais servem para nos dar indícios dos valores populacionais. Por isso diz-se que a o intervalo de confiança determina um intervalo numérico no qual a média populacional pode estar.

Outro ponto importante sobre intervalo de confiança

O intervalo de confiança é calculado com base na variância amostral. Quanto maior a variabilidade dos dados, maior o valor da variância e, portanto, mais 'largo' ficará o intervalo.

Por exemplo:

1) Um conjunto de dados com pouca variabilidade pode ter média 17 e intervalo com mínimo 15 e máximo 20.
IC.: [ 15; 20 ] e média 17;

Nesta situação, se vc retirasse outras 4 amostras dessa população e calculasse as médias dos valores, grande maioria dos resultados estariam entre 15 e 20
2) Se o mesmo conjunto de dados tivesse alta variabilidade, os valores poderiam ser
IC.: [ 5, 30 ] e média 17

Nesta situação, se vc retirasse outras 4 amostras dessa mesma população e a calculasse as médias dos valores, grande maioria dos resultados estariam entre 5 e 30.

Perceba então, que a função do Intervalo de confiança é utilizar a média e a variância amostral para definir um intervalo no qual a média populacional provavelmente está.