1
resposta

Priorização da conexão em 5GHz.

Como trabalhar em 5GHz nos dá uma maior possibilidade de canais/frequências, o ap da Cisco pode priorizar a conexão em 5GHz em vez de 2.4GHz, através de alguma configuração?

1 resposta

Olá Carlos, tudo bem?

Na verdade os aparelhos que vão se conectar que devem escolher qual será a rede que vai usar e vou explicar porque as vezes é melhor poder escolher qual das duas usar.

Vou dar o exemplo do roteador da minha internet. Moro em uma casa que tem um corredor não muito grande e o roteador não tem nenhuma parede para chegar até meu quarto. Neste roteador tem a opção de 2,4GHz e 5GHz, e as duas conexões aparecem como se fossem duas redes diferentes. Para usar perto, a rede de prequencia maior pode ser melhor, mas no meio do meu quarto, não tenho sinal de 5GHz, mesmo que só foi adicionado uma parede, e o de 2,4GHz funciona bem.

Agora o que eu quis dizer com isso: Uma conexão em 5GHz é melhor, mas tem um alcance menor. Com isso, o ponto de acesso precisa de uma antena melhor e mesmo assim pode haver perda de alcance por causa de apenas uma parede. Mas também tem equipamentos mais antigos que só aceitam em 2,4GHz e isso pode influenciar.

Por isso os equipamentos deixam essa escolha para o usuário. Se precisar de um alcance maior é melhor 2,4GHz, mas se for uma sala pequena, pode usar em 5GHz. Existem as possibilidades, mas vai da necessidade do usuário usar uma ou outra.

Pode ser que no futuro todos os equipamentos sejam compatíveis com 5GHz, o alcance seja bem melhor e com um custo mais baixo, e aí sim pode ser que fique viável "obrigar" o uso de 5GHz.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software