1
resposta

Prioridades de gestão de pessoas - Análise e Estratégicas

1) Cálculo percentual das prioridades:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
2) lise e Estratégia: Com base nos percentuais calculados, desenvolva estratégias específicas para as três prioridades mais mencionadas.
Desenvolvimento/capacitação da liderança
2500 colaboradores informaram esta prioridade no relatório, representando 25% do total de 10.000 respondentes. Este percentual de ¼, coloca este indicador no topo das respostas, fazendo com que o RH desenvolva estratégias de desenvolvimento e capacitação, tais como: encontros e workshops com as lideranças, identificar através de relatórios, quais as lideranças que podem ser mantidas, remanejadas ou destituídas.
Cultura organizacional
2000 colaboradores informaram esta prioridade, representando 20% do total de 10.000 respondentes, que coloca este indicador em segundo lugar. Este índice mostra que 1 em cada 5 colaboradores gostaria que a cultura da empresa fosse melhor divulgada e atualizada. O RH pode promover palestras, vídeos e comunicados para apresentar a cultura organizacional, como por exemplo, divulgar semanalmente um área, o que fazem, seus líderes e liderados, hierarquia funcional e contatos.
Engajamento das pessoas
2000 colaboradores informaram esta prioridade, representando 18% do total de 10.000 respondentes, ocupando o terceiro lugar nas respostas da pesquisa. Para aprimorar o engajamento, o RH, em conjunto com os gestores, pode promover encontros, passeios e “happy hours”, para que os colaboradores se sintam parte da empresa, tanto profissionalmente (objetivo principal) quanto pessoalmente.

1 resposta

Olá, Carlos! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, importante a forma como você relacionou os percentuais com ações práticas de RH, conectando dados à tomada de decisão, o que está totalmente alinhado à proposta de People Analytics apresentada na aula. Seu olhar estratégico sobre liderança, cultura e engajamento mostra uma boa leitura dos números e das necessidades organizacionais.
Como incentivo, continue explorando como os dados podem apoiar decisões mais objetivas e menos intuitivas no RH. Uma dica simples é priorizar indicadores claros para cada ação proposta, definindo o quê será medido e como acompanhar os resultados ao longo do tempo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!