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Princípios para vendas complexas

Olá Priscila e pessoal do Fórum,

De que forma vocês pensam que podemos atribuir os princípios de afinidade, escassez e reciprocidade em vendas complexas (B2B). Mais precisamente em vendas de Software de gestão que o ticket médio é alto.

Tenho algumas ideias, mas queria ler mais algumas outras.

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Oi Arthur,

Excelente pergunta e oportunidade para fazermos esse exercício juntos.

Sobre o princípio de reciprocidade:

Normalmente o ser humano retribui da mesma forma um gesto que recebeu de outro.

Já notou que sempre que você vai a uma reunião, a primeira coisa que fazem é te oferecer um café e uma água?

Quem recebe algo, inconscientemente sente-se na obrigação de retribuir na mesma moeda.

Uma tática é fazer um pedido inicial, durante uma negociação, que seja um tanto audacioso e que você sabe que será recusado. Em seguida, faça um pedido mais realista.

A outra parte, muitas vezes, sente que ficou te devendo algo, ao recusar o pedido inicial, e acaba vendo com bons olhos o segundo pedido.

Já sobre o princípio da escassez:

Normalmente o ser humano retribui da mesma forma um gesto que recebeu de outro.

Já notou que sempre que você vai a uma reunião, a primeira coisa que fazem é te oferecer um café e uma água?

Quem recebe algo, inconscientemente sente-se na obrigação de retribuir na mesma moeda.

Uma tática é fazer um pedido inicial, durante uma negociação, que seja um tanto audacioso e que você sabe que será recusado. Em seguida, faça um pedido mais realista.

A outra parte, muitas vezes, sente que ficou te devendo algo, ao recusar o pedido inicial, e acaba vendo com bons olhos o segundo pedido.

Faz sentido?

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