1
resposta

Princípio de pareto nas vendas

*O foco em minoria de ações leva a maior parte dos resultados. *

Nossa essa frase fez muito sentido no atual emprego que estou. Trabalho como SDR, em outras palavras faço prospecção , para quem não sabe muito o que significa eu lido com clientes frios ligando a eles para ser o primeiro contato desse cliente com a empresa e tento agendar reuniões para que os vendedores possam demonstrar esse produto. Muitas vezes meu chefe exige que eu faça 100 ligações ao dia, na cabeça dele quanto mais eu ligo mais clientes eu atinjo e assim mais reuniões eu agendo. Mas na prática não funciona dessa forma, porque quando eu posso filtrar melhor, estudar um pouco mais estratégias para um cliente e verificar aqueles que estão mais qualificados e mais fáceis de aceitar a reunião eu tenho muito mais resultado, por incrível que pareça quando eu foco em qualificar melhor eu agendo 3 reuniões em um dia e ligando para uns 30 clientes apenas, quando eu foco em quantidade sem qualificar e focar melhor em quem estou ligando eu tenho 100 ligações no dia e pasmem sem agendar nenhuma reunião. Então é literalmente o princípio de Pareto ---> Aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Mas vai explicar isso ao chefe? Vai pensar que estou querendo fazer corpo mole... Agora aqui entra minha dúvida, se pensarmos no funil de vendas eu diria que meu chefe está certo porque precisamos realmente ter um volume bem grande de clientes frios para ir ao longo do funil qualificando até lá na ponta termos um cliente, como o princípio de Pareto se aplica nesse caso?

1 resposta

Oi, Roseane, tudo bem?

Que bacana sua percepção, sinal de que está alinhado com aquilo que falamos no curso!