1
resposta

Principais Problemas Superados

Os principais fatores de problemas que enfrentei foram: 1-Cabo micro usb 2-Driver 3-Versão incompatível do Board Manager

1) O que indica que o cabo micro usb não é bom pelo menos no meu caso foi que ao conectar computador com placa ela não ligou nenhuma LED a minha placa ela é a versão 0.9 então ela tem um LED próxima a antena que liga ao conectar o cabo micro usb se ela não ligar algum problema está relacionado ao cabo.

2) Driver existe muita informação confusa na internet. Primeira coisa antes de sair feito um maluco instalando driver é se certificar de duas coisas a versão do seu sistema operacional e a versão da sua placa Nodemcu usei as instruções do link abaixo como a minha é a versão 0.9 então instalei o driver para o chip CH3400 https://www.robocore.net/tutoriais/instalando-driver-do-nodemcu

3) Versão incompatível do Board Manager. Bem ao colocar o link do github eu instalei no modo automático a última versão da biblioteca do board manager para o ESP8266 que no caso era a 2.7 ao tentar compilar o código de exemplo do blink a IDE nem compilava dava um erro de que o python não estava instalado fui atrás e verifiquei que minha máquina tem o python instalado mas depois de ver a aula uma segunda vez vi que a versão usada pelo instrutor era a 2.3 então modifiquei a versão da biblioteca do board o programa compilou. O problema foi contornado mas não entendi como se faz para usar as versões 2.7 por exemplo ou não é possível usa-las na IDE do Arduíno.

Enfim depois de superado esses três problemas consegui rodar o blink. Espero que todos também persistam se tiverem problemas e tenham a mesma satisfação com o resultado de ver a LED interna azul piscando.

1 resposta

Oi Jedson, com você está? Espero que esteja bem ^-^

Parabéns pela persistência. É realmente muito satisfatório ver o resultado. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco e a forma como resolveu todos os percalços.

Sobre o primeiro ponto que citou, o micro usb... Talvez se deu pelo fato do micro usb que você utilizou ser um cabo apenas de carga. Eu recomendo que você teste esse cabo micro usb em um smartphone e veja se o mesmo é reconhecido.

O driver realmente pode ser uma barreira, em certos casos, podemos até mesmo ter a labuta de testar vários, devido a problemas de incompatibilidade.

Sobre as diferentes versões: o que acontece é que pode ocorrer um upgrade muito grande de uma versão para outra, o que faz com que o código em uma versão não funcione bem em outra.

Fico feliz de você ter superado os problemas encontrados e seguido em frente. Estou a disposição. Qualquer coisa é só falar, tá?

Abraços e bons estudos!