Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Primeiros passos para um APP

Estou querendo iniciar meus estudos na Alura, tenho pouca noção de html, mas fiz umas aulas no período trial e consegui acompanhar a parte de lógica de programação, porém não sei ao certo quais cursos acompanhar para meu objetivo.

Não quero me tornar um expert em programação, quero apenas aprender a me virar para fazer um app de rede social (para aprender) e com funcionalidades diferenciadas, pensando tbm na segurança do aplicativo, do bd e etc.

Sei que existem milhares de variáveis que alteram o trajeto que devo prosseguir, mas queria a opinião de vocês para ver se não vou "perder" tempo com coisas desnecessárias, para ser mais objetivo e assertivo.

Dessa forma, montei meu planejamento de estudos da seguinte forma:

  • Design e UX
  • Front-End (html e css, java, jquery)
  • Programação : lógica de programação, Node JS, Java, PHP e MySQL

Estudando muito essas áreas, acreditam que conseguirei criar meus aplicativos ? Ou precisaria inserir outras modalidades ?

Qual ordem seria mais interessante para eu fazer o estudo? Começar pelo Design e montar todo o app primeiro para depois atribuir a programação do back end ou vice-versa?

Agradeço muito desde já a resposta.

2 respostas
solução!

Se você quer criar aplicativos, vai precisar ter um bom conhecimento de programação.

Se a sua necessidade fosse criar sites, isso talvez não fosse necessário (ex: Wordpress). Mas para aplicativos precisa ter alguma base.

Você precisa definir se vai querer criar aplicativos nativos ou híbridos.

Aqui tem uma explicaçao com detalhes sobre as opções

https://usemobile.com.br/aplicativo-nativo-web-hibrido/

Com base na sua escolha, e considerando o seu planejamento, você pode fazer as seguintes alterações:

Aplicativos Nativos.

Retirar HTML, CSS, Jquery Acrescantar Android e XCode PHP seria opcional (NodeJS pode ser usado no lugar, mas precisa primeiro estudar JavaScript)

Aplicativos Híbridos

Retirar Java Se você decidir trabalhar com Ionic, estudar antes TypeScript e Angular Se você decidir trabalhar com React Native, estudar antes ReactJS PHP seria opcional (NodeJS pode ser usado no lugar, mas precisa primeiro estudar JavaScript)

A ordem que você pensou seria válida, ou seja, desenhar primeiro todas as telas do APP e criar o mapa de navegação, depois montar as API e o banco de dados para dar suporte a aplicação, e por fim, criar o aplicativo na linguagem que você definir.

Muito obrigado Daniel, seu comentário me ajudou bastante, estou animado para começar apesar de saber que tenho um longo caminho pela frente.

Valeu mesmo por dispor do seu tempo para responder!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software