Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Primeiros passos no desenvolvimento Mobile

Olá pessoal, meu nome é Jhonathan. Eu tenho 29 anos e estou iniciando na alura, porque tenho o sonho de ser desenvolvedor mobile, atualmente faço Engenharia de software na Unopar e estou no ultimo semestre, porém, sinto que não aprendi oque eu queria na faculdade então busquei a Alura para me profissionalizar, se alguém tiver dicas sobre como começar bem nessa area, qual caminho seguir sera muito bem vindo, bom essa e minha apresentação, espero que um dia eu veja essa publicação ja em um cargo de desenvolvedor Mobile.

2 respostas
solução!

Olá Jhonathan! Tudo bem?

Que bacana ver seu entusiasmo em seguir a carreira de desenvolvedor mobile! É um campo empolgante e cheio de oportunidades. Vamos lá, vou tentar te dar algumas dicas para começar:

1. Escolha uma Plataforma para Começar: Decida se quer começar com Android, iOS ou até mesmo desenvolvimento híbrido. Para Android, você pode começar com Kotlin. Para iOS, o Swift é a linguagem recomendada. Se preferir algo que funcione em ambas as plataformas, pode considerar Flutter (Dart).

2. Aprenda as Ferramentas: Familiarize-se com as ferramentas de desenvolvimento. Para Android, o Android Studio é essencial. Para iOS, o Xcode é a ferramenta principal. No caso de Flutter, você pode usar o Visual Studio Code ou Android Studio.

3. Cursos: A Alura oferece ótimos cursos para iniciantes em desenvolvimento mobile. Comece pelos cursos básicos e vá avançando conforme se sentir mais confortável. Temos essa Formação Dart, que está em pré-lançamento, então o conteúdo está sendo lançado aos poucos, temos também essa Formação Kotlin e essa Formação Swift. Todas são ótimos pontos de partida. Porém, se achar que precisa reforçar o básico em programação, eu recomendo a Formação Iniciante em Programação.

4. Pratique com Projetos Reais: A melhor maneira de aprender é praticando. Crie pequenos aplicativos para resolver problemas do dia a dia ou para praticar conceitos que aprendeu. Isso vai te ajudar a fixar o conhecimento e criar um portfólio.

5. Participe de Comunidades: Engaje-se em comunidades online como fóruns, grupos no Discord ou até mesmo eventos locais. Isso te ajudará a trocar experiências e aprender com outros desenvolvedores.

6. Mantenha-se Atualizado: A tecnologia muda rapidamente. Siga blogs, podcasts e canais de desenvolvedores para se manter atualizado sobre as novidades e tendências do mercado mobile.

Lembre-se que o aprendizado é um processo contínuo e cada passo que você dá te aproxima mais do seu objetivo.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Oi Mike, muito obrigado por tirar um pouco do seu tempo e me dar essas dicas eu fiquei realmente fliz quando vi que alguem me respondeu, eu estou seguindo oque a Alura propos que foi justamente iniciante em programação, isso me deixou um pouco triste porque eu não queria saber de front end eu queria ir direto pra parte mobile, mas tudo bem.