Olá Cássia, tudo bem? Quais caminhos, conhecimentos e habilidades você destacaria para alguém que deseja iniciar uma carreira em AI? Alguma recomendação de artigo ou algum link? Obrigado!
Olá Cássia, tudo bem? Quais caminhos, conhecimentos e habilidades você destacaria para alguém que deseja iniciar uma carreira em AI? Alguma recomendação de artigo ou algum link? Obrigado!
Olá Flavio, tudo bem e você?
Eu diria que a minha resposta depende do tipo de carreira que você deseja iniciar e do que irá fazer nela, então você irá coordenar? Programar? Inovar?
Considero que todas essas coisas são possíveis :). Na primeira, você gerenciaria um time de IA, na segunda faria parte desse time e na terceira trabalharia em um laboratório de inovação ou com pesquisa.
Partindo disso e da minha experiência, é uma boa que você:
Considero esses 3 pontos básicos, até para saber se esse é o caminho. Ainda falando de modo pessoal, caso você seja apaixonado pelas coisas acima, continue. IA pode ter um mercado em expansão agora, mas sempre seremos bons naquilo que amamos e somos felizes fazendo.
Agora vamos lá para as referências mais práticas.
Você já pensou sobre os pontos acima e sabe que tem um super interesse. Agora pratique. Procure pegar um problema simples e resolva-o até o final. E então pegue um próximo, outro, e assim por diante.
Por exemplo, você escolheu fazer um Chatbot, vá seguindo até ter uma solução completa e então passe para um próximo curso da carreira como o de Machine Learning e também execute-o até o final.
Isso é importante para que você sinta como é desenvolver uma solução.
E como fazer isso?
com cursos da Alura como o de Chatbot, o de Machine Learning e o de Estatística.
com os exemplos ou competições do Kaggle (em inglês).
executando os exemplos da Google AI (em inglês).
fazendo o curso de Inteligência Artificial do MIT (em inglês).
também pelos cursos de Machine Learning e IA do Andrew Ng (em inglês).
lendo e seguindo os exemplos do livro de Inteligência Artificial do Russell e Norvig (em português) ou free em inglês nesse site da Universidade de Berkeley.
estudando as apostilas do Silvio do Lago Pereira do IME-USP.
explorando esse mapa mental do Sci-kit learn (em inglês).
Além disso, incentivo você a não parar por aí. Depois de ter concluído o primeiro projeto, compartilhe. Mostre para pessoas próximas, faça um blog, mande um link no twitter, participe de Meetups.
Independentemente de como você classifique esse conhecimento que adquiriu, iniciante, intermediário ou avançado, é sempre bom que ele seja compartilhado :) e se multiplique.
Confesso que poderia responder essa dúvida eternamente, mas espero que tenha te dado algum norte. Caso algo precise ser melhor especificado ou complementado, só postar novamente o/.
Oi Cássia!! Muito, MUITO OBRIGADO mesmo!!! Não apenas me deu um norte como me motivou a seguir em frente!!!!! :D