Fala aí, José Carlos! Tudo certinho, cara? =)
Inicialmente, fique tranquilo com relação ao seu post aqui no fórum. Precisando, estamos aqui para ajudar! =)
Sobre sua pergunta... O mercado de TI está bem aquecido e, surgem cada vez mais vagas disponíveis... O problema é que muitas dessas vagas são para desenvolvedores bastante experientes, cobrando que o candidato tenha uma boa bagagem. =|
Mas, felizmente, existem vagas de estágio ou desenvolvedor júnior que servem para aqueles que querem ingressas nessa área, mas não possuem muita experiência. De qualquer forma, uma boa maneira de começar a se destacar é ter uma conta no Github bem movimentada... Já fez a sua? =D
Se ainda não tiver criado, esse é o primeiro passo, visto que muitas empresas cobram o link para sua conta nessa plataforma, assim elas têm acesso ao seu código e podem ver como você desenvolve e, de certa forma, como você pensa na hora de escrever seus algoritmos, sacou? =)
Em seguida, mesmo que já tenha criado, é desenvolver! Pensa em pequenos projetos pessoais, coisas pequenas que você tem vontade de fazer, ou até mesmo replicar (só não vale olhar o código fonte original, hein) e vá fazendo! E coloque tudo lá, cara! Isso vai te ajudar bastante... Tanto em experiência e confiança, porque você vai se sentir mais confiante, quanto em oportunidades! Afinal, como eu disse, muitas empresas olham sua conta, para ver seus códigos!
E, por fim, estude muito! Rs... Meio clichê, mas atualmente não dá para parar de estudar nem por um momento, senão você fica para trás. Nessa área principalmente! Então, seja por conta própria, seja fazendo cursos/faculdade, estude, cara! =)
Bom, acho que para resumir, crie um conta no Github para poder mostrar para os outros o que você fez; crie projetos (mesmo que coisas simples); estude!
Fazendo isso você estará com grandes chances de ingressar no mercado! =)
Bom, é isso... Rs. Espero que tenha conseguido lhe ajudar de alguma forma, mas qualquer coisa não hesite em perguntar aqui, no fórum, para que possamos ajudá-lo, ok? =)
Abraço e bons estudos,
Fábio