Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Primeiro Trabalho, Remuneração e Etc.

Olá a todos! Eu já estudo programação a um tempo, mas agora que estou me dedicando de fato. Eu programo por que eu gosto, é uma paixão, mas não dá para viver apenas disso. Estou passando por problemas e eu pensei: Já está na hora de transformar essa paixão por Programar, essa vontade de aprender em algo que me ajude.

E eu como um jovem inexperiente nesta parte não sei bem o que posso fazer. Eu moro na região Rural do Rio de Janeiro e bem aqui não encontro muitas vagas ou pessoas que queiram dar esta oportunidade a um garoto de 19 anos em busca de ganhar experiência. Ou eu não estou procurando direito. Eu só queria algumas dicas, ajuda, etc.

Sei que o Fórum não é exatamente para esse tipo de pergunta, mas realmente estou necessitado e não sei a quem recorrer, então imaginei que seria bom perguntar para pessoas com mais experiência no assunto!

Desde já agradeço a todos.

4 respostas

Fala aí, José Carlos! Tudo certinho, cara? =)

Inicialmente, fique tranquilo com relação ao seu post aqui no fórum. Precisando, estamos aqui para ajudar! =)

Sobre sua pergunta... O mercado de TI está bem aquecido e, surgem cada vez mais vagas disponíveis... O problema é que muitas dessas vagas são para desenvolvedores bastante experientes, cobrando que o candidato tenha uma boa bagagem. =|

Mas, felizmente, existem vagas de estágio ou desenvolvedor júnior que servem para aqueles que querem ingressas nessa área, mas não possuem muita experiência. De qualquer forma, uma boa maneira de começar a se destacar é ter uma conta no Github bem movimentada... Já fez a sua? =D

Se ainda não tiver criado, esse é o primeiro passo, visto que muitas empresas cobram o link para sua conta nessa plataforma, assim elas têm acesso ao seu código e podem ver como você desenvolve e, de certa forma, como você pensa na hora de escrever seus algoritmos, sacou? =)

Em seguida, mesmo que já tenha criado, é desenvolver! Pensa em pequenos projetos pessoais, coisas pequenas que você tem vontade de fazer, ou até mesmo replicar (só não vale olhar o código fonte original, hein) e vá fazendo! E coloque tudo lá, cara! Isso vai te ajudar bastante... Tanto em experiência e confiança, porque você vai se sentir mais confiante, quanto em oportunidades! Afinal, como eu disse, muitas empresas olham sua conta, para ver seus códigos!

E, por fim, estude muito! Rs... Meio clichê, mas atualmente não dá para parar de estudar nem por um momento, senão você fica para trás. Nessa área principalmente! Então, seja por conta própria, seja fazendo cursos/faculdade, estude, cara! =)

Bom, acho que para resumir, crie um conta no Github para poder mostrar para os outros o que você fez; crie projetos (mesmo que coisas simples); estude!

Fazendo isso você estará com grandes chances de ingressar no mercado! =)

Bom, é isso... Rs. Espero que tenha conseguido lhe ajudar de alguma forma, mas qualquer coisa não hesite em perguntar aqui, no fórum, para que possamos ajudá-lo, ok? =)

Abraço e bons estudos,

Fábio

Muito obrigado Fábio!

Eu até tenho uma conta no GitHub, mas não sei bem como utiliza-lo e como ir atualizando os Códigos e etc. O que me faz nem utiliza-lo direito. Mas irei postar meus Códigos por lá!

Eu gostaria de perguntar também se há alguma linguagem de programação que eu deva estudar que tenha uma grande capacidade de Mercado Inicialmente. Vejo muitas vagas para Front-End (que nunca foi muito a minha área), mas também PHP. Eu tenho conhecimento de JS, Python e C#. Nunca fui muito afundo nelas, a que mais cheguei longe foi Python e mesmo assim não consegui criar muita coisa.

Agora estou querendo FOCAR de vez em algo que me de oportunidade de criar projetos de fácil acesso como para fazer Web Apps ou coisas do tipo. Coisas que eu possa colocar na Internet para as pessoas usarem e que elas não precisem ter que ficar instalando. Me recomenda alguma?

solução!

José,

Cara, como você mesmo disse, tem várias oportunidades na área de Front-End... Uma opção seria se aprofundar com HTML, CSS e JS... Mas (!), como você já disse que não se interessa muito, no Back-End, mesmo, você ainda tem muitas portas.

Você diz já ter conhecimentos em C#, JS e Python... C# é uma linguagem, até onde eu sei, bastante utilizada, talvez seja uma boa opção para você. =)

Entretanto, o JS também sempre foi muito utilizado. Inicialmente no Front, mas agora, também no Back, com NodeJS. Eu aprendi um pouco de Node e é bem bacana... =)

Se eu fosse focar em uma dessas três, eu ficaria entre C# e JS... Como eu disse, C# é uma linguagem bem robusta e forte no mercado, mas o pouco que eu vi de Node me fez criar uma certa empatia... Rs. E eu mexo com Java, então eu não vejo muitos motivos para aprender C#, sacou? =)

No final das contas, eu só estou lhe dando um pontapé inicial, pois pode ser que você acabe não gostando da linguagem ou algum aspecto específico daquele tipo de desenvolvimento que faça você mudar de ideia. Você vai acabar escolhendo qual caminho trilhar... =D

Se você estiver com muita dúvida, faça alguns cursos aqui, da Alura, e vá vendo quais você gosta ou não. Aí é colocar os pontos positivos e negativos de cada um... Desde facilidade e nível de domínio, até adoção do mercado, robustez da linguagem e etc...

Novamente, espero ter ajudado!! =D

Abraço e bons estudos, cara!

Fábio

Blz José?!

Cara já me vi nessa situação, aliás, ainda me vejo. Eu trabalho com TI à vários anos, no entanto decidi me concentrar em programação recentemente, que é algo que eu gosto e me diverte bastante. No meu caso, eu sai um pouco fora do "roteiro normal" que é aprender uma linguagem e aprofundar nela, eu optei por aprofundar nos conceitos por traz de cada paradigma (OO, Funcional, Estruturado...), front-end e back-end... essa foi minha escolha, pois esse sempre foi meu perfil, entender bem o que está por traz dos panos... o que eu quero dizer com isso é que primeiro de tudo você deve descobrir seu perfil e definir seus objetivos... é importante você saber onde quer chegar - mas não se obrigue a segui-lo fielmente - se permite revisar seus objetivos sempre que possível - afinal as coisas ao seu redor e você mesmo mudará com o tempo e novas prioridades surgirão.

Voltando para a programação, busque participar da comunidade, seja de Java, JavaScript, Python... comece por aquelas que você tem mais afinidade, por exemplo, você disse que tem estudado Python, procure pela comunidade no Facebook, Twitter, LinkedIn... Outro ponto é procure projetos que te agradam, pra colaborar (Github tem muitos projetos legais e open-source) ou comece projetos seus, assim você monta seu portifólio até mesmo para mostrar a seus futuros clientes/empregadores... essa é aquela parte que muitos (eu mesmo fiz isso) se questionam, poxa mais qual projeto eu faço? E não tem uma resposta certa, mas busque desenvolver coisas que estejam próximas à seu contexto e gostos... Ex: eu gosto de música (Heavy Metal)... então cria um site ou app pra que as possoas possam encontrar informações sobre bandas... ou gosto de gestão, então talvez desenvolver um app para gestão financeira... ou algo mais simples... um app que monitore o consumo de dados do seu smartphone... explore a sua criatividade... e mais importante... um bom programador não se limita a conhecer apenas sobre programação, busque conhecimento além das fronteiras da TI, isso com certeza irá te ajudar a saber como criar softwares / apps / sistemas que possam ser uteis para outras pessoas...

Vou parar o textão por aqui, mas se você quiser trocar mais ideias, estou à disposição... aqui estão meus contatos... http://about.me/seguim

Abraços!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software