1
resposta

Previsibilidade

Para obtermos uma melhor previsibilidade, não deveríamos tb levar em conta a complexidade daquele cartão ou cartões que estão em backlog?

Pense no cenário.. No sistema X de complexidade baixa, levamos 2 meses para entregar 4 funcionalidades (CRUD). Essas funcionalidades geraram 8 cartões. Já para o sistema Y temos uma complexidade maior, ou seja, média. Vamos imaginar que temos as mesmas 4 funcionalidades (8 cartões), mas com a complexidade dita, levamos o dobro do tempo.

Levando em consideração que temos o mesmo time e não tivemos atrasos, bugs reportados etc (Mundo ideal), tiraríamos uma média para medir esse esforço?

1 resposta

Olá, Vinícius. Tudo bem?

Sim, eu considero muito importante ser levado em consideração a complexidade e o esforço aplicado dentro das tarefas propostas, porém o Throughput quem tem o objetivo de promover previsibilidade das entregas, não trabalha levando em consideração esses critérios de "tamanho de tarefas".

Provavelmente existem outras ferramentas e métricas que irão funcionar levando em consideração essas outras informações.

Encontrei as seguintes repostas em tópicos anteriores do fórum: " O Kanban prevê que você precisa evitar jogar itens muito grandes fora do normal e muitos pequenos, pois pode influenciar as métricas tanto para mais quanto para menos.

Você não vai contabilizar, por exemplo, a construção de um módulo junto com várias tarefas menores.

Conforme um time vai evoluindo ele costuma a colocar no kanban itens com os tamanhos mais próximos. Se algo muito complexo, fatia em tamanhos menores. Isso acaba ajudando nas previsibilidades." Link da resposta completa.

"No Kanban o "máximo" que observamos, quando não temos uma base histórica de dados das entregas do sistema é fazermos a soma estimada das capacidades de produção de cada membro da equipe, para chegarmos ao total do sistema, com base nos graus de senioridade dos membros da equipe, para termos um "sentimento" inicial do que o sistema produzirá. Isto, depois certamente será calibrado com dados reais de produção apurado." Link da resposta completa.

Espero que ajude e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software