1
resposta

Previsão com ISI Par

Entre o minuto 5:03 e 5:12 há um corte e uma alteração do gráfico de MCM (indicando que a fórmula mudou). Entretanto, não há explicação sobre a mudança e se seguirmos o exercício com o gráfico antigo, o resultado final diverge bastante do apresentado na aula - e pelo número do Desvio Padrão, provavelmente está errado. Gostaria de saber a razão para mudança do gráfico de MCM, visto que impacta diretamente no término da resolução, por favor!

1 resposta

Oi Rebeca, como você está?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Assisti à aula novamente aqui e não encontrei o corte, mas entendi sua dúvida.

A fórmula já estava escrita na célula conforme a equação da reta, que descobrimos ao definir como marcador na linha de tendência do gráfico da MCM. O único detalhe que faltava era a numeração que vai ser representativa da série temporal.

Após adicionar uma coluna para esse índice e preenchê-la, é só substituir o x pela célula correspondente, e a fórmula fica assim:

=49,8*A17+2851

Aqui eu fiz a coluna à esquerda. Você pode substituir pela célula correspondente do seu projeto.

Caso ainda tenha problemas no seu projeto, peço que compartilhe comigo para que eu possa investigar onde estão as divergências. É só clicar no botão Compartilhar, na parte superior direita da tela, liberar o acesso e colar o link aqui :)

Espero ter ajudado, Rebeca. Fico à disposição.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software