Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Prevendo eventualidades

Semestre passado tive a oportunidade de ser um dos palestrantes de um projeto criado pelo meu professor aqui da UnB. Quando eu estava treinando, resolvi tentar prever possíveis problemas que poderiam acontecer durante a palestra, para que eu soubesse maneiras de lidar com eles.

No meio da apresentação eu iria passar um video de 20s para conectar dois tópicos importantes do assunto. Infelizmente, o video deu errado e eu precisei repassar o que o video mostrava. Mesmo assim, como eu tinha previsto esse problema eu consegui lidar com rapidez e naturalidade.

Esse foi um dos meus maiores aprendizados, porque, por mais que não dê para prever tudo, agora eu sempre tento treinar como lidar com problemas técnicos, responder perguntas mais extensas e outras coisas que estão ao meu alcance.

3 respostas
solução!

Olá Sérgio, tudo bem? Meu nome é Thiago, sou gerente. Você tem razão, eventualidades sempre acontecem e em apresentações é bom ter um plano B ou até mesmo um C. Aconteceu o mesmo comigo, no meu caso, iríamos ter que realizar cerca de 30 apresentações em outro país e fizemos diversas apresentações testes, revisão do material, etc. Na época, a apresentação foi toda moldada no Keynote utilizando diversos recursos visuais, controlada remotamente, etc. linda! Nos testes invariavelmente funcionou. Já na primeira apresentação de fato a transmissão da apresentação não funcionou, Mas tínhamos como fazer via cabo. Depois tivemos que alterar o conteúdo para diminuir o tempo. Por fim foram tantas as coisas que aconteceram que as últimas eram basicamente "prints" das apresentação passando tela por tela em um Note antiguinho, sem efeitos, nem nada. Agora, falando assim, parece que as coisas foram indo de mal a pior, mas na verdade, a cada apresentação uma lição aprendida e mais desenvoltos estávamos. Assim as apresentações em tese mais simples, foram de melhor receptividade, pois o nosso próprio desempenho estava muito melhor e falávamos com muito mais propriedade. A minha lição no caso, não foi estar preparado para eventualidades. E sim estar PREPARADO E PONTO! Se VOCÊ sabe o que tem que fazer, qualquer eventualidade será ultrapassada sem maiores problemas.

Oi Sérgio e Thiago,

Que bacana o relato de vocês! Pura superação, não é mesmo?

Tranquilidade para enfrentar os desafios é fundamental, se não a gente fica ˜embananado" e para resgatar a calma fica mais difícil.

Obrigada por compartilhar, aproveito para criar um item ˜Para saber mais˜, assim mais alunos podem trocar experiencias com vocês sobre o tema ")

Olá Thiago, olhando pelo seu ponto de vista, notei que faz muito mais sentido. Igual Priscilla disse, temos que ter tranquilidade para lidar com desafios. Então, realmente, melhorar o desempenho é muito mais eficaz, mesmo que ainda seja interessante possuir planos secundários.

Obrigado por compartilhar sua visão do assunto.