Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pressão da caneta

Minha caneta não reconhece as variações de pressão e intensidade da força quando estou desenhando . Já tentei fazer as modificações nas ferramentas do photoshop nos botões indicados pelo instrutor e até mesmo modificar oas opções de shape dynamics e transfer. Mesmo assim a caneta permanece com a mesma intensidade e diâmetro de traço, independente da intensidade da força que eu utilizo. Trata-se de uma Genius (modelo EasyPen i405x). Alguma sugestão de como posso alterar esse controle de pressão?

2 respostas
solução!

Olá Rosalvo, tudo bem.

É realmente um saco quando isso acontecer 8(.

Eu vou listar algumas coisas que podem estar acontecendo, ai você verifica cada uma delas e veja se ajusta ok.

1º - O driver da tablet pode estar desatualizdo, confira se esta de acordo com a última atalização site para os drivers: http://us.geniusnet.com/supports/easypen-i405x

2º - O photoshop não consegue reconhecer a pressão da caneta quando a mesa digitalizadora é conectada ao computador depois que o software já está aberto, caso você esteja conecanto a mesa depois de abrir o PS, tente fechar o software e abrir novamente.

3º - As vezes os bts das propriedades da ferramenta (o modo que o professor utilizou para habilitar a presssão) conflitam com as propriedades do brush, então verifique o seguinte:

- Vá até a janela Brush (F5) e confira no shape dynamics se na propriedade "SIZE JITTER" o menu abaixo dela está marcado como pressure e vá também em transfer na propriedade "OPACITY JITTER".
- Após fazer isso veja se está funcionado, e confira se ao apertar os bts de pressão na barra de propriedades do brush, vai habilitar e desebilitar a pressão.

4º - Nas propriedades do brush (F5), confira se nas propriedades do shape dynamics a opção "MINIMUM DIAMETER" está com 0% caso esteja em 100% a variação é imperceptivel.

Cara, acredito que abordei os principais problemas que podem fazer com que a pressão da tablet não funcione.

Espero que te ajude e que alguma dessas solucione o seu problema.

Caso não ajuste volta aqui que a gente acha uma solução blz.

Um abraço.

Obrigado, Luiz Carlos! Graças a sua ajuda consegui solucionar o problema. Fiz os passos indicados por você no "item 3" e agora está funcionando perfeitamente!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software