Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Preparando o ambiente no Linux

Num tópico anterior pedi ajuda, pois estava com problema na configuração do ambiente Android Studio, que por sinal, fui muito bem auxiliado pelo Matheus Brandino segui o conselho e investi num notebook melhor. Comprei um Dell Inspiron Core i5, 4GB de memória e Ubuntu 16.04. Acontece que não estou conseguindo configurar. Já baixei o Android Studio, executei o arquivo studio.sh pelo terminal, mas a partir desse ponto não sei mais prosseguir. Não apareceu nenhum executável para abrir o Programa. Abaixo informações da jdk instalada:

java -version
openjdk version "1.8.0_03-Ubuntu"
OpenJDK Runtime Environment (build 1.8.0_03-Ubuntu-8u77-b03-3ubuntu3-b03)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 25.03-b03, mixed mode)

Preciso de ajuda, mas enquanto isso entrei no curso de Linux, e estou assistindo alguns vídeos ...

10 respostas

Oi Felipe, tudo bem ?

Fico contente que tenha te ajudado anteriormente :D

Cara dá uma olhadinha nesse tutorial :

https://developer.android.com/studio/install.html?hl=pt-br

Além disso, eu acho que nas primeiras aulas do curso de android deviam ter um passo a passo, mas senão tiver isso deve ajudar !

Abraços

Olá Felipe,

Não tem segredo para instalação de nenhuma IDE da Jetbrains, no Linux basta baixar e descompactar a IDE e mover o conteúdo para a pasta /opt.

A partir dai basta entrar na pasta /opt pelo terminal, entrar na pasta /bin e executar o .sh referente aquela IDE. No caso o studio.sh

Ao executar o studio.sh a IDE vai abrir uma janela de configuração perguntando se você deseja criar uma instalação "crua" ou carregar configurações pré-existentes.

Caso você não tenha marcado a opção de criar um Desktop Entry você pode fazer isso posteriormente pelo menu Tools > Create Desktop Entry...

Assim você não precisa entrar na pasta /opt toda vez que for executar a IDE, basta procurar pelo nome dela assim como faz para os demais programas.

========================

Voltando ao seu problema, existe algum erro ao executar o studio.sh? Tem como postar um print do terminal?

Att.

Antes disso, não estou com permissão na pasta opt por isso nem consigo colar, estou tentando configurar permissão na pasta... [editado] testei

sudo chmod 777 /opt

e acho que funcionou...

Cuidado com permissões no Linux. Eu não recomendaria você trocar as permissões dessa pasta, ela é uma pasta do sistema..

Você não conseguiu mover a pasta do Android Studio para a /opt pois a pasta /opt é do usuário root. ls -lha /opt

Para mover, basta adicionar o sudo antes de digitar o comando, ou seja

sudo mv ~/path-para-android-studio /opt

Antes disso, não estou com permissão na pasta opt por isso nem consigo colar, estou tentando configurar permissão na pasta... [editado] testei

sudo chmod 777 /opt

e acho que funcionou... em seguida, após conseguir copiar a pasta android-studio para /opt, não consegui executar o arquivo studio.sh.comando:

sudo ./studio.sh

O que poderia ser?

Não é necessário o uso de sudo para execução do studio.sh..

Qual é a saída do comando? Deu algum erro? Tem como você postar um print do terminal?

felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ ls /opt/android-studio/bin
appletviewer.policy  inspect.sh        log.xml             studio.vmoptions
fsnotifier           libbreakgen64.so  studio64.vmoptions
fsnotifier64         libbreakgen.so    studio.png
idea.properties      lldb              studio.sh
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ ./studio.sh
bash: ./studio.sh: Arquivo ou diretório não encontrado
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ /studio.sh
bash: /studio.sh: Arquivo ou diretório não encontrado
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ studio.sh
studio.sh: comando não encontrado
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$

Tentei mais dois comandos:

# studio.sh

que não retornou erro, mas também não rodou nada e :

felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ sh studio.sh
sh: 0: Can't open studio.sh

que me parece ser questões de permissão também, mas mesmo dando permissão na pasta, aparece a mesma mensagem.

solução!

O erro nos diz o seguinte "Arquivo ou diretório não encontrado", significa que você está tentando executar um arquivo que não existe.

Antes de executar a IDE diretamente pelo terminal é necessário instalar. Acho que você não está entrando na pasta bin do Android Studio para executar o studio.sh.

Execute o seguinte comando

cd /opt/caminho-para-android-studio/bin && chmod +x studio.sh && ./studio.sh

Obrigado pela ajuda, consegui instalar em /usr/local