Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Preparando o ambiente no Linux

Num tópico anterior pedi ajuda, pois estava com problema na configuração do ambiente Android Studio, que por sinal, fui muito bem auxiliado pelo Matheus Brandino segui o conselho e investi num notebook melhor. Comprei um Dell Inspiron Core i5, 4GB de memória e Ubuntu 16.04. Acontece que não estou conseguindo configurar. Já baixei o Android Studio, executei o arquivo studio.sh pelo terminal, mas a partir desse ponto não sei mais prosseguir. Não apareceu nenhum executável para abrir o Programa. Abaixo informações da jdk instalada:

java -version
openjdk version "1.8.0_03-Ubuntu"
OpenJDK Runtime Environment (build 1.8.0_03-Ubuntu-8u77-b03-3ubuntu3-b03)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 25.03-b03, mixed mode)

Preciso de ajuda, mas enquanto isso entrei no curso de Linux, e estou assistindo alguns vídeos ...

10 respostas

Oi Felipe, tudo bem ?

Fico contente que tenha te ajudado anteriormente :D

Cara dá uma olhadinha nesse tutorial :

https://developer.android.com/studio/install.html?hl=pt-br

Além disso, eu acho que nas primeiras aulas do curso de android deviam ter um passo a passo, mas senão tiver isso deve ajudar !

Abraços

Olá Felipe,

Não tem segredo para instalação de nenhuma IDE da Jetbrains, no Linux basta baixar e descompactar a IDE e mover o conteúdo para a pasta /opt.

A partir dai basta entrar na pasta /opt pelo terminal, entrar na pasta /bin e executar o .sh referente aquela IDE. No caso o studio.sh

Ao executar o studio.sh a IDE vai abrir uma janela de configuração perguntando se você deseja criar uma instalação "crua" ou carregar configurações pré-existentes.

Caso você não tenha marcado a opção de criar um Desktop Entry você pode fazer isso posteriormente pelo menu Tools > Create Desktop Entry...

Assim você não precisa entrar na pasta /opt toda vez que for executar a IDE, basta procurar pelo nome dela assim como faz para os demais programas.

========================

Voltando ao seu problema, existe algum erro ao executar o studio.sh? Tem como postar um print do terminal?

Att.

Antes disso, não estou com permissão na pasta opt por isso nem consigo colar, estou tentando configurar permissão na pasta... [editado] testei

sudo chmod 777 /opt

e acho que funcionou...

Cuidado com permissões no Linux. Eu não recomendaria você trocar as permissões dessa pasta, ela é uma pasta do sistema..

Você não conseguiu mover a pasta do Android Studio para a /opt pois a pasta /opt é do usuário root. ls -lha /opt

Para mover, basta adicionar o sudo antes de digitar o comando, ou seja

sudo mv ~/path-para-android-studio /opt

Antes disso, não estou com permissão na pasta opt por isso nem consigo colar, estou tentando configurar permissão na pasta... [editado] testei

sudo chmod 777 /opt

e acho que funcionou... em seguida, após conseguir copiar a pasta android-studio para /opt, não consegui executar o arquivo studio.sh.comando:

sudo ./studio.sh

O que poderia ser?

Não é necessário o uso de sudo para execução do studio.sh..

Qual é a saída do comando? Deu algum erro? Tem como você postar um print do terminal?

felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ ls /opt/android-studio/bin
appletviewer.policy  inspect.sh        log.xml             studio.vmoptions
fsnotifier           libbreakgen64.so  studio64.vmoptions
fsnotifier64         libbreakgen.so    studio.png
idea.properties      lldb              studio.sh
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ ./studio.sh
bash: ./studio.sh: Arquivo ou diretório não encontrado
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ /studio.sh
bash: /studio.sh: Arquivo ou diretório não encontrado
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ studio.sh
studio.sh: comando não encontrado
felipe@felipe-Inspiron-5566:~$

Tentei mais dois comandos:

# studio.sh

que não retornou erro, mas também não rodou nada e :

felipe@felipe-Inspiron-5566:~$ sh studio.sh
sh: 0: Can't open studio.sh

que me parece ser questões de permissão também, mas mesmo dando permissão na pasta, aparece a mesma mensagem.

solução!

O erro nos diz o seguinte "Arquivo ou diretório não encontrado", significa que você está tentando executar um arquivo que não existe.

Antes de executar a IDE diretamente pelo terminal é necessário instalar. Acho que você não está entrando na pasta bin do Android Studio para executar o studio.sh.

Execute o seguinte comando

cd /opt/caminho-para-android-studio/bin && chmod +x studio.sh && ./studio.sh

Obrigado pela ajuda, consegui instalar em /usr/local