Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Preparação do Ambiente

Eu me perdi um pouco na preparação dos arquivos, eu fiz diferente, baixei o arquivo zipado do projeto, ele foi pra aba downloads, dai eu extrai tudo, depois disso ele gerou uma pasta descompactada em downloads mesmo, ai eu copiei e colei na área de trabalho, depois fui no vscode em open folder e naveguei na area de trabalho e depois entrei na pasta do projeto, eu queria saber se pra ficar mais organizado seria melhor ter essa estrutura de pastas?
Área de Trabalho
└── Cursos Alura
└── Lógica de Programação JS
└── logica-js-projeto_inicial
├── index.html
├── style.css
├── script.js
└── imagens

Teria algum problema, porque na hora de buscar alguma imagem ele encontraria, mas ai teria que especificar todo caminho né?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Olá, Vinicius!

Sua pergunta é simplesmente EXCELENTE. E a resposta curta é: sim, a estrutura de pastas que você desenhou não é apenas melhor, ela é perfeita! Essa sua preocupação com a organização é o que diferencia os bons desenvolvedores.

Vamos usar uma analogia para entender por que sua ideia é tão boa e para responder sua segunda pergunta.

Pense no seu Computador como uma Cidade

• Área de Trabalho = A Cidade
  • Cursos Alura = Um Bairro específico para seus estudos
  • Lógica de Programação JS = A Rua onde ficam os projetos desse curso
  • logica-js-projeto_inicial = A Casa (o seu projeto)
  • index.html, style.css, imagens = Os Cômodos dentro da sua casa

A organização que você propôs é ótima porque você está construindo um bairro planejado, onde cada casa (projeto) tem seu próprio terreno e seus cômodos bem definidos. Fica muito mais fácil de encontrar tudo e de um projeto não se misturar com o outro.

E o Caminho para as Imagens? (Sua 2ª Pergunta)

Agora, sobre a sua segunda pergunta, que também foi muito inteligente: "teria que especificar todo caminho né?".

A resposta é: quase! Mas de um jeito muito mais fácil.

Usando a nossa analogia: quando você abre a pasta logica-js-projeto_inicial no seu editor (como o VS Code), é como se você "entrasse na sua casa".

A partir desse momento, os arquivos que estão lá dentro já se "conhecem" e sabem onde estão os outros cômodos.

• O seu arquivo index.html (que está na "sala de estar") não precisa do endereço completo da cidade, bairro e rua para encontrar uma foto. Ele só precisa dizer: "a foto que eu quero está lá dentro do cômodo imagens".
  • No código, o caminho seria simplesmente: imagens/foto.png.

Você não precisa escrever o caminho gigante como C:/Users/Vinicius/Desktop/Cursos Alura/.../imagens/foto.png. O editor já entende que você está trabalhando dentro da casa do projeto.

Resumindo:

Sua ideia de estrutura de pastas está perfeita e é uma prática profissional. Continue fazendo assim! E não se preocupe com os caminhos, pois, ao abrir a pasta do projeto no editor, você só precisa indicar o caminho "dentro de casa".

Caso essa resposta tenha solucionado sua dúvida, marque a resposta como solução!! ✅