Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Preenchimento

Boa tarde,

Estou tentando preencher o espaço vazio com as formas negras para ver como ficaria em uma outra cor de um esboço de uma logo que estou tentando criar para praticar e não estou conseguindo. Já tentei retângulo, elipse, triângulo, caneta, e sempre corta ou não consigo deixar exatamente no traçado da logo. Como posso fazer isso? Com o B do ByteBank foi tranquilo porque ela é toda retangular.

Fiz um upload nesse link para vc entender...

https://drive.google.com/file/d/1UTJq1JXRQV-qXXOn0FlOPhbpTuCaHujg/view?usp=sharing

6 respostas

Bom dia , tudo bem ^^

Deixa eu ver se entendi, você quer preencher o espaço na parte de traz do retangulo com uma cor solida, para as linhas da logo ficar por ciam e você ver o resultado correto?

Se for este o caso, tente se ater de que os objetos dentro de um softwware vetorial funcionam de maneira independente com suas bordas e seu preenchimento.

No seu caso, tente criar um retangulo que ocupe todo o espaço da logo, e insira uma cor de preenchimento nele.

Normalmente este retangulo ficara por cima da logo, ai você deve pressionar o botao direito do mouse em cima dele e ir no menu, ARRANGE > SEND TO BACK.

Assim você consegue deixar um rentugulo com uma cor sólida atras das linhas da logo e testar cores de preenchimento.

Qualquer dúvida pergunte aqui novamente, um abraço.

Fala meu amigo Luíz,

Você está aqui, está lá, o cara é onipresente!

Então, na verdade não estou tentando preencher um quadrado e colocar a logo na frente. Estou tentando criar o traço da logo dentro de um quadrado. Exatamente como o Rafael fez com esse B aqui:

https://drive.google.com/file/d/1qniLjMYyk9qh02FaQaRV6QCTW7Y-TcSJ/view?usp=sharing

Meio difícil de traduzir mas ele preenche o que está em volta do B de preto e depois tira o contorno da logo. Porém, o B é formado por quadrados e criar retângulos e preenchê-los de preto nesse caso é tranquilo. O meu problema esta em preencher de preto, sem atrapalhar o traçado, uma forma que não tenha medidas ''óbivas''.

hehehe, eu me esforço para conseguir tirar as dúvidas e continuar ensinando =D

eu acho que neste caso a propriedade pathfinder pode te ajudar. Você consegue fazer com que uma forma regular crie um vazado no quadrado.

É uma ferramenta com muitas propriedades e explicar por texto é um pouco complicado, entao eu fiz um vídeo simples mostrando o processo ok.

Mas se ficar com dúvida ou ainda não for exatamente isso. fique a vontade para perguntar aqui.

vídeo pathfinder

Um abraço

Fala Luiz,

Obrigado pelo vídeo. Como sempre você muito disposto a ajudar.

Cara, eu consegui usar o pathfinder, ferramenta sensacional, já tinha visto ela no curso de vetor 1 mas não sabia dessa funcionalidade.

Agora, não sei se é por causa da logo que eu estou criando, mas não está dando certo fazer o que ele fez, quando eu uso a ferramenta (dividir) o formato dela muda completamente.

Vou te mandar nesse link para você ver. As vezes é a logo que não permite esse ''efeito''.

https://drive.google.com/file/d/1Qyqv-E13iqXGF4TM9O62-73OKRq78Y1Z/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1wmagYEuKJjXFrWJINeFEt5I1dkUUM_hN/view?usp=sharing

Abs, Gabriel.

solução!

Entendi.

O que esta acontencedo é o seguinte.

Quando você usa o "DIVIDE" do pathfinder ele faz a separação de todos os objetos que estão em intersecção. Só que no seu caso existe um problema que é, a logo é apenas as bordas de um objeto, são apenas linhas e por isso ele não consegue criar essa divisão.

Faz o seguinte:

• 1º - duplica todo o objeto, para não perder o original;

• 2º - Seleciona as linhas e transforma elas em um objeto sólido, basta selecionar todas elas e ir no menu OBJECT > EXPAND APPEARENCE;

• 3º - Ir novamente no menu OBJECT>EXPAND;

Os passos 2 e 3 podem confundir, se o EXPAND APPEARENCE estiver desabilitado, pode apenas usar o EXPAND padrão ok, tudo depende de como você criou o objeto, mas não fará diferença no final ^^

• 4º - Agora sim, selecionar tudo e aplicar o divide, desagrupar e retirar a logo de dentro do quadrado.

Assim deve funcionar, sempre que for usar essa propriedade do pathfinder tem que lembrar que ele não interpreta linhas, apenas preenchimentos. blz

Eu esqueci desta nuancia no vídeo, abordei o problema que pode ocorrer com o texto, que é basicamente a mesma coisa, mas com o texto ¬¬

Agora acredito que vai hehem um abraço

Agora foi!! Você é o cara.

Obrigado!