5
respostas

Preciso ter conhecimento de NodeJs e de Webpack para aprender Vue ?

Iniciei o curso de Vue somente com alguns cursos de Javascript e sinto que não estou tendo um bom aproveitamento, gostaria de saber se tenho ou vocês recomendam fazer primeiro os cursos de NodeJs e Webpack que são tecnologias que encontrei no curso. Desde já agradeço.

5 respostas

Maison, tudo bem cara?

Então o Vue.js é um framework de trabalho, você precisa abstrair isso na sua cabeça que ele foi feito para agilizar e organizar seu projeto com o pattern vue.js

Dentro dele tudo é javascript, json (javascript object notation), html e css.

E a questão do node.js e webpack são o core onde o vue.js usa para conseguir entregar o framework para fazer tudo funcionar.

Tente abstrair esses conceitos e continue estudando as raízes que são javascript, json, html e css.

Use o framework para dar organização, qualidade e agilidade em seu trabalho no desenvolvimento da aplicação.

Resumindo um pouco as tecnologias citadas.

node.js - Possibilita o javascript ser usado na máquina além do browser, onde podemos criar interfaces cli, automação e servidores web com a linguagem javascript.

webpack - Bundler javascript onde organiza e trata com diversas bibliotecas e frameworks para automatizar os processos de compilação da aplicação, o vue usa-o como core, o angular e react também na maioria das aplicações. Podemos usar outros como gulp e grunt.

vue.js - Framework de trabalho para desenvolver aplicações javascript seja ela web ou offline, onde organizar a forma de desenvolvimento com componentes e também pattern's de abstração cross-browser.

Deu pra esclarecer um pouco mais? Se você esta tendo dificuldade em roda os comandos ou decorar não se preocupe, demora um pouco para ir pegando os conceitos pois o javascript sempre foi uma linguagem que só rodava no navegador.

Sempre bom tentar abstrair tudo isso e também tentar ver e estudar a história e evolução dessas tecnologias, quem sabe não vai esclarecendo mais suas duvidas sobre o assunto.

Espero ter ajudado.

Fala Maison beleza ?

Não necessariamente, tanto que nosso pré requisito é o JS Avançado I.

Recomendação pessoal minha é fazer o JS avançado II e III. Como já vai ter tido contato com alguns conceitos o aproveitamento do Vue vai ser bem mais suave.

Oi Lucas eu entendi os conceitos das tecnologias envolvidas, o que eu queria saber é o seguinte, para um melhor aproveitamento do curso não seria melhor que antes de usar o vue cli e o npm eu soubesse o que ele faz por debaixo dos panos, pq no meu caso vou trabalhar muito com essa tecnologia nos projetos aqui na empresa.Felipe eu pensei em fazer isso mesmo fechar todos os JavaScript orientação a objetos pois só tenho o I, mas como na plataforma tem esses cursos de node e webpack pensei em ver antes tmb, queria saber se isso vai agregar pra quando eu for aprofundar no vue

Oi Maison tudo bem?

Eu antes de fazer o curso de Angular preferi fazer o de Node e agregou bastante. Acho que é pessoal de aluno para aluno, se está com vontade de fazer porque não? Vai agregar sim com certeza. Todo conhecimento é útil.

Maison, mas ai que entra o contexto diferente do javascript do navegador para o javascript server-side, linguagem é a mesma mas com módulos e conceitos diferentes.

Com certeza ter um entendimento amplo da linguagem e sua sintaxe atual vai te ajudar a entender melhor como funcionar tudo por debaixo dos panos com mais facilidade.

Aconselho estudar todos os módulos e api's do javascript e buscar entender o cenário atual da linguagem com suas abstrações de import, class, required, commonjs.

Se o seu intuito é saber como o vue faz toda a abstração comece a depurar o código source e boa sorte nos estudos deep profundo do framework, com certeza vai ajudar a expandir a mente cada vez mais.