1
resposta

Preciso passar algumas informações de um documento word que está no SharePoint para o Excel

Quero saber como fazer isso, estou como estágiario em uma empresa e preciso automatizar o processo para que as informações do documento word que está no SharePoint sejam passadas para o excel sem precisar fazer manualmente. Se puder me ajudar ficarei muito agradecido.

1 resposta

Ei, Gabriel! Tudo bem?

O processo é viável, mas o Power Automate não possui um conector nativo que leia diretamente o conteúdo de arquivos Word com a mesma facilidade que faz com o Excel. Para contornar isso, você pode usar AI Builder.

Criando o fluxo

1- Pré-requisitos

• Acesso ao Power Automate.

• O word deve estar no Sharepoint, e o Excel precisa de uma tabela formatada.

• O documento do Word deve ter um formato consistente, com campos.

2 - Exemplo de criação de fluxo

• No Power Automate, crie um fluxo automatizado com o gatilho semelhante a "Quando um arquivo é criado ou modificado" (SharePoint).

• A ação pode ser semelhante a "Obter conteúdo do arquivo" (SharePoint) para acessar o Word.

• Para extrair dados, use o AI Builder (se o documento for um formulário) ou processe o texto com expressões.

• Use uma ação semelhante a "Adicionar uma linha a uma tabela" (Excel) e mapeie os dados extraídos para as colunas do Excel.

3 - Teste

• Salve e teste o fluxo, verificando se os dados do Word aparecem corretamente no Excel.

Dicas

• Padronize o Word, usando modelos consistentes para facilitar a extração das informações.
  • Formate o Excel como tabela para evitar erros
  • É preciso treinar a AI Builder para extrair campos específicos.
  • Comece testando um campo simples e adicione aos poucos os outros.

Limitações

• AI Builder ou conectores para esse tipo de extração podem exigir uma licença paga para usuá-los.

Gabriel, como faz parte de um projeto externo ao curso, no qual não tenho conhecimento total do contexto, consigo apenas lhe dar sugestões para teste. Então, com a ajuda da documentação oficial da ferramenta, explore, teste para avaliar o que faz sentido você aplicar.

Espero que as orientações acima sejam um bom ponto de partida.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!