1
resposta

Preciso entender uma coisa

Por que que quando deixamos de usar o "elif" e usamos, por exemplos, três "ifs" seguidos, um "if" que corresponder é ativado + o else? Por exemplo:

usuario = input("Informe o usuário do sistema!")

if(usuario == "Flávio"): print("Seja bem-vindo Flávio!") if(usuario == "Douglas"): print("Seja bem-vindo Douglas!") if(usuario == "Nico"): print("Seja bem-vindo Nico") else: print("Usuário não identificado!")

Nesse caso, quando eu coloquei "Flávio" e "Douglas", deu o respectivo "Seja bem vindo x". Porém, logo embaixo, apareceu também o "Usuário não identificado!". Qual o sentido por trás disso? Ah, mas com a Nico não teve isso não, foi só o if correspondente.

1 resposta

De uma forma simplificada, pode-se dizer que o else está "ligado" ao último if. Então independente dos outros ifs serem executados ou não, o else é exclusivo da verificação do último if, no caso o if(usuario == "Nico").

Se usuario = Flávio, ele vai entrar no primeiro if e vai validar. Mas também vai passar pelos outros ifs, e chegando no if(usuario == "Nico") vai dar falso, aí será executado o else (a menos que o usuário seja Nico).

O elif faz com que todos os ifs estejam dentro de um mesmo fluxo de interpretação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software