Oi, acho que pode ser uma dúvida boba, mas não consegui enxergar o porquê preciso do limparTela() para a bolinha pulsar, fiz o mesmo código e quando não coloco o limparTela() ela não diminui, só cresce até o valor máximo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi, acho que pode ser uma dúvida boba, mas não consegui enxergar o porquê preciso do limparTela() para a bolinha pulsar, fiz o mesmo código e quando não coloco o limparTela() ela não diminui, só cresce até o valor máximo
Olá Igor, tudo bem com você?
Não existem perguntas bobas :) E na verdade isso é um pensamento bem comum quando estamos fazendo coisas de desenho, jogos, que é a questão de atualizar a tela!
Vamos tirar o limpaTela() e testar o fluxo na mão do nosso programa :)
Então nesse momento do nosso canvas desenhemos 20 bolas uma em cima da outra, entretanto a última é sempre a maior, então sobrepõe todas as outras, vamos começar a diminuir:
Entretanto, temos uma bola de 30, então mesmo diminuindo essa vai sobressair, e por isso não temos o efeito de pulsar, pois a maior bola sempre ficará ocupando a tela
Quando acrescentamos o limpaTela() isso não irá acontecer, pois quando for diminuir o tamanho a tela estará em branco, então conseguimos ter esse efeito!
Pegou a ideia? Qualquer coisa estou a disposição!
Abraços e bons Estudos!
Opa, tudo bem. Perfeito, consegui entender sim.
Muito obrigado e abraço