3
respostas

Preciso de ajuda pra identificar o erro de um código!

Boa tarde,

Estou fazendo a aula do jogo de adivinhação, e esse código deveria dar 3 tentativas de chute, mas está aparecendo só 1 tentativa e em seguida a mensagem "Você errou!" repetida 3 vezes numa só tela. Alguém consegue me ajudar, por gentileza?!

<meta charset="UTF-8">
<script>

function pulaLinha() {
    document.write("<br><br>");
}

function mostra(frase) {
    document.write(frase);
    pulaLinha();
}

var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);
var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute!"));

var tentativas=1;
while(tentativas<=3) {

if(chute==numeroPensado) {

mostra("Você acertou!");
 }

else {
     mostra("Você errou!");

}

tentativas++;

}

</script>
3 respostas

Boa noite Andressa o erro foi bem simples. As tentativas devem ser gastas dentro do else no caso "tentativas ++ ", isso por que a ideia é ele ser incrementado somente se a pessoa errar. O segundo ponto e que você precisa colocar um break no if para que o bloco de repetição pare, por que senão mesmo que a pessoa acerte vai mostrar você acertou três vezes.

<meta charset="UTF-8">
<script>

function pulaLinha() {
        document.write("<br><br>");
    }

function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);
    var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute!"));

var tentativas=1;
    while(tentativas<=3) {

if(chute==numeroPensado) {

mostra("Você acertou!");
            break;  // o break vai fazer com que o bloco de repetição while seja interrompido por que a pessoa terá acertado.
         }

else {
             mostra("Você errou!");
             tentativas++;  // caso a pessoa erre a tentativa aumenta mas só caso ela erre.
         }

}

</script>

Espero ter ajudado

Nossa, muito obrigada! Isso reforça o quanto eu me perco nessa questão de onde começa e termina cada passo do código rsrs

Isso é algo muito comum de acontecer até com quem já esta aprendendo a tempo, não desanime continue aprendendo perguntando por que é assim que a gente melhora. Você pode por favor colocar essa pergunta como solucionada por que sua dúvida fica como algo já resolvido e alguém pode ter a mesma dúvida que você. Obrigado e bons estudos.