1
resposta

Preciso de ajuda para resolver uma questão com ssh id_rsa.

Tenho um raspberry pi com ubuntu server 20.04 e meu notebook com fedorfa 37, acesso o ubuntu por ssh e criei o id_rsa. Agora preciso acessar o mysql o mongo e o postgresql que instalei no ubuntu, uso o vscode com as devidas extensões instaladas. O problema é que não estou conseguindo fazer a conexão. podem me ajudar?

1 resposta

Olá William, tudo bem?

Segue alguns passos que você pode seguir:

1) Certifique-se de que os bancos de dados estejam instalados e em execução corretamente. Você pode verificar se o serviço está em execução usando o comando sudo systemctl status <serviço>, onde <serviço> é mysql, mongod ou postgresql.

2) Verifique se as portas de cada banco de dados estão abertas no firewall do Raspberry Pi. Para verificar as portas em que cada banco de dados está escutando, use o comando sudo ss -tlnp | grep <serviço>, onde <serviço> é mysql, mongod ou postgresql. Em seguida, abra as portas necessárias no firewall do Raspberry Pi com o comando sudo ufw allow <porta>/tcp, onde <porta> é a porta em que o serviço está escutando.

3) No seu laptop Fedora 37, abra o Visual Studio Code e instale as extensões necessárias para se conectar aos bancos de dados MySQL, MongoDB e PostgreSQL. Alguns exemplos de extensões são:

  • Para o MySQL: extensão "MySQL" da formulahendry.
  • Para o MongoDB: extensão "MongoDB" da mongodb.
  • Para o PostgreSQL: extensão "PostgreSQL" da Microsoft.

4) No Visual Studio Code, abra o painel de conexão de banco de dados. Cada extensão tem um painel de conexão diferente, então verifique a documentação da extensão para mais informações. Geralmente, você precisará fornecer as informações de conexão, como endereço IP, porta, nome do banco de dados, nome de usuário e senha.

5) Certifique-se de que o seu laptop Fedora 37 pode se comunicar com o Raspberry Pi por meio da rede. Você pode testar a conexão com o Raspberry Pi usando o comando ping <endereço IP> no seu laptop. Se você receber uma resposta do Raspberry Pi, a comunicação está funcionando corretamente.

6) Finalmente, conecte-se aos bancos de dados usando o painel de conexão do Visual Studio Code. Se tudo estiver configurado corretamente, você deverá ser capaz de se conectar e gerenciar os bancos de dados do Raspberry Pi a partir do seu laptop Fedora 37.

Espero que tenha ajudado e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software