Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Preciso de ajuda (exportação)

Atualmente estou prestes a terminar o curso de hand painting, e como o professor Luiz sugeriu nos cursos, me deixei levar pela criatividade e a vontade de aprender, então não fiz só a espada, como também tentei me adiantar e fiz um personagem também para sair da zona de conforto e abranger mais áreas nos meus estudos.

O problema é que, agora que estou na etapa de exportar, estou extremamente confuso! Eu exportei em obj com todas as texturas, coloquei no sketchfab e... Está tudo cinza? Procurei entender o por que disso, e me deparei com algo extremamente complicado (para mim com minha ignorância atual), um tal de processo chamado "bake" e etc, e tudo parece um monstro de sete cabeças, até agora meu aprendizado foi muito tranquilo mas essa etapa foi, até agora, disparada a pior e a mais confusa e entediante (não pelo professor, pela etapa mesmo). Alguém me ajude por favor, me sinto cansado por estar pesquisando a noite inteira e desmotivado, já que um dos meus objetivos com essa formação é poder fazer os modelos de um jogo que estou fazendo com um amigo programador, e não poder exportar é bastante frustante.

1 resposta
solução!

Ooi!

Quando você exporta seu modelo em formato OBJ e ele aparece todo cinza no Sketchfab, isso geralmente acontece porque as texturas não foram corretamente associadas ao modelo. O processo de "bake" que você mencionou é uma técnica usada para consolidar várias texturas e informações de iluminação em uma única textura, o que pode ajudar na visualização correta do modelo em diferentes plataformas.

Vou deixar abaixo um passo a passo para tentar resolver seu problema:

1. Verifique as Texturas: Verifique se todas as texturas estão corretamente aplicadas ao seu modelo no software 3D que você está usando (Blender, Maya, 3ds Max, etc.).
  2. Exportação com Mapeamento UV: Quando você exporta o modelo, verifique se o mapeamento UV está correto. O mapeamento UV é essencial para que as texturas sejam aplicadas corretamente ao modelo.
  3. Formato de Exportação: Tente exportar seu modelo em formato FBX em vez de OBJ. O formato FBX geralmente mantém melhor as informações de textura e materiais.
  4. Upload no Sketchfab: Ao fazer o upload no Sketchfab, verifique se você está carregando também as texturas. No Sketchfab, você pode fazer upload das texturas separadamente e associá-las ao modelo manualmente, se necessário.

Estou torcendo para dar tudo certo! Desejo muito sucesso em sua trajetória!

Abraço ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!