3
respostas

Preciso de ajuda com array bi dimensional (matrizes)

Alguns exercicios da faculdade em que curso, está um pouco complicado para fazer e gostaria de ajuda, pois estou travado nisso XD

Dada uma matriz quadrada P, de ordem 4: a) Some os quadrados dos elementos da 1a coluna. b) Some os elementos da 2a linha. c) Some os elementos da diagonal principal. d) Some todos os elementos. e) Some os elementos de índice ímpar da 2a linha.

3 respostas

Boa tarde, Guilherme! Como vai?

Quais as suas dúvidas em relação aos exercícios? Diga aí que eu tento te ajudar!

não estou entendendo como selecionar os numeros para serem calculados ( o programa deve recerber os valores ). e de uma forma geral nessa parte com array... Já profurei no Stack overflow e em outros sites porém ainda fico sem entender essa conteudo em especifico.

Opa, Guilherme! Me perdoe a demora!

O problema ainda persiste? Caso sim, vou tentar te dar uma ajuda de forma geral!

Trabalhar com matrizes não é mto diferente do que trabalhar com um array unidimensional. Basicamente, a diferença é que vc terá um laço for aninhado dentro de outro. Sendo o primeiro para iterar pelas linhas e o segundo pelas colunas!

// Itera pelas linhas.
for (int i = 0; i < 5; i++)
{

// Itera pelas colunas.
    for (int j = 0; j < 5; j++)
    {
        // Aqui dentro desse 2º laço vc deve manipular a sua matriz. 
        // Eu irei apenas imprimir uma suposta matriz para fins didáticos.

Console.WriteLine(minhaMatriz2D[i, j]);
    }
}

Sendo assim, dentro do 2º laço for vc irá manipular a sua matriz de acordo com a sua necessidade!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos!