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precisei criar um alert() para funcionar o jogo corretamente

<script>
       var tentativa = 1;
    var maxTentativa = 3;

    var numeroPensado = sorteia(10);

    while(tentativa <= maxTentativa){

    var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute:"));

    if(chute == numeroPensado){
        mostra("Você acertou!");
        alert(" acertou");
        tentativa = maxTentativa;
    }
    else
    {
        mostra("Você errou, o número pensado foi " + numeroPensado);
        if(chute > numeroPensado){
        mostra("O número escolhido é maior que o número pensado");
        alert("O número escolhido é maior que o número pensado");

    }
        else{
        mostra("O número escolhido é menor que o número pensado!");
        alert("O número escolhido é menor que o número pensado");
        }

    }
     tentativa++;
    }


</script>

O mostra() não aparece na tela então para que o programa funcionasse do jeito que eu queria precisei usar a função alert, mas não entendi porque não funcionou direito com o mostra().

2 respostas

Você não pode usar o mostra (document.write) depois que sua página é totalmente carregada. Ele apaga a página toda e escreve o último texto. É por isso que você teve que usar o alert no lugar do mostra.

O document.write é bem limitado, mas para um curso de lógica ele é suficiente. Quando for evoluir na linguagem JavaScript aprenderá a interagir com o usuário de outras maneiras, mais adequadas.

Para saber mais, dê uma olhada nesse post:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-document-write-tenho-uma-pergunta-34491

Sucesso e bom estudo meu aluno!

Oi Patrick Dias Rocha será que você não esqueceu de implementar as funções mostra, pulaLinha e sorteia ou só postou o código reduzido ?