1
resposta

Precisávamos do Disco?

Porque criamos o disco no google cloud? não me pareceu que ele foi linkado em nenhum momento com o pod ou com o PV

1 resposta

Olá, Felipe!

Entendo que a criação do disco no Google Cloud possa ter parecido um pouco desvinculada do restante do processo, mas ela é uma etapa crucial para a persistência de dados no Kubernetes.

O disco criado no Google Cloud é o local onde os dados serão armazenados de forma efetiva. Ele é equivalente ao uso do hostPath em sua máquina local, mas agora em um ambiente de nuvem.

Quando criamos o Persistent Volume (PV), especificamos o nome do disco do Google Cloud na propriedade "pdName" (como pdName: pv-disk no exemplo da aula). Isso significa que estamos referenciando o disco criado no Google Cloud dentro do nosso PV.

Depois, ao criar o Persistent Volume Claim (PVC), nós fazemos uma espécie de "pedido" para utilizar uma parte do PV que, por sua vez, está associado ao disco no Google Cloud.

Por fim, quando criamos o Pod, nós utilizamos o PVC para acessar o disco. Isso é feito na seção "volumes" da especificação do Pod, onde declaramos que queremos usar um persistentVolumeClaim e especificamos o claimName como sendo o nome do nosso PVC (pvc-1 no exemplo da aula).

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software