Olá! Na aula "Identificação da abertura da boca" ocorre uma falha na marcação da boca durante o bocejo. Tenho o mesmo problema ao aplicar a marcação em um vídeo Full HD. É possível melhorar a precisão?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Na aula "Identificação da abertura da boca" ocorre uma falha na marcação da boca durante o bocejo. Tenho o mesmo problema ao aplicar a marcação em um vídeo Full HD. É possível melhorar a precisão?
Olá Klayton, as vezes em alguns frames o classificador pode se confundir, como ocorreu no vídeo que analisamos.
Uma alternativa que você pode fazer para minimizar é aplicar um filtro de suavização, pois ele pode eliminar possíveis contornos que contribuem para esses falsos positivos na identificação dos marcos faciais.
Existem vários filtros de suavização. A suavização por curva gaussiana mantem as bordas mais nítidas ao mesmo tempo que elimina ruídos da imagem.
Pode regular o valor (15,15) para mais (17, 17) ou menos (11, 11) , sempre precisa ser um número ímpar.
frame_suavizado = cv2.GaussianBlur(frame, (15, 15), 0)
Note que você pode utilizar o classificador no frame_suavizado para identificar, mas poderá plotar os pontos no frame original, frame.
Sobre a imagem em full hd, há alguma identificação? Se possível poderia compartilhar para eu pode fazer testes?
Abraço.