Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Precedência no comando IF

Essa lógica do uso do return -1, 0 e 1 dando precedência aos valores negativos, nessa parte eu não entendi bem, poderia me esclarecer, parece algo bem básico, mas fiquei um tanto perdido, qual o motivo do -1 ser precedente aos demais?

5 respostas

Iuri,

Como o instrutor disse, é somente uma convenção, uma regra de negócio no sistema.

Você pode adotar o que você quiser como retorno, a única exigência é que precisa ser três valores discretos, no caso foi adotado: (-1, 0 e 1).

Mas você pode adotar também algo assim: ('N', 'Z' e 'P') - Negativo, Zero e Positivo.

Uma coisa que engraçada que o instrutor disse é que iria separar todos os positivos menos o zero... e desde quando o zero é positivo? KKKKK! O zero é NEUTRO! KKKKK!!!

Espero ter ajudado.

[]'s,

Fabio I.

Isso eu entendi, agora com relação aos valores, mesmo sendo qualquer valor discreto(reservado), vou dar precedência com relação aos demais valores, é isso?

Essa precedência se dá por alguma ordem pré-estabelecida pelo desenvolvedores, ordenadas por exemplo por uma tabela ASC, um padrão unicode, ou ordem de conjuntos reais, ordem alfabética, como o escopo analisa a precedência, até onde eu sei a precedência é uma relação de prioridades () tem precedência na aritmética, por exemplo.

Como você disse, na nossa regra de negócio eu posso usar int, char, mas como é feita essa análise? é ai que está a dúvida, desculpe estar sendo incisivo pois não ficou 100% claro na minha cabeça, o escopo é analisado pela ordem dos if's, ou analisa com base no return e seus valores.

solução!

Iuri,

"... vou dar precedência com relação aos demais valores, é isso?"

  • Não seria exatamente "precedência", está mais para "classificação" de valores.

"..., mas como é feita essa análise?"

  • É feita pelo retorno da variável e o que atitude você vai tomar após receber a resposta da função.

Um exemplo tosco e rápido de logística:

  • Se eu receber um código "-1" vou informar ao usuário que existe falta de...

  • Se eu receber um código "0" vou informar ao usuário que está tudo certo.

  • Se eu receber um código "1" vou informar ao usuário que existe excesso de...

[]'s,

Fabio I.

Entendi perfeitamente, eu me confundi com o uso da palavra precedência, ele usa essa palavra no vídeo e isso me confundiu, me ajudou demais essa última explicação, "classificação" deixou tudo muito claro.

Obrigado.

Iuri,

Obrigado por me pontuar.

[]'s,

Fabio I.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software