Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Pré requisitos comando ant jetty.run - Automatização de teste Selenium

Pessoal, Quais são os pré requisitos no windows para rodar o comando "ant jetty.run" no windows?

Extrai o projeto e fui no diretório do mesmo e através do terminal do windows (cmd) rodei o comando "ant jetty.run" mas não funcionou.

O erro está falando que o "comando ant não reconhecido pelo terminal". Minhas variáveis de ambiente estão configurada corretamente.

9 respostas
solução!

Mais uma dúvida... Para o curso de automatização é necessário ter o ant instalado ou pode ser algum servidor qualquer instalado como o tomcat, Jboss e etc.

Os caras deveriam explicar isto no curso. Achei isto uma falha muito grave.

Como sobe a aplicação no linux? Qual é o pré-requisito além de baixar e descompactar o aplicação?

Primeiramente, você deve baixar o ant, no site da Apache. Quando baixar, o arquivo virá compactado, aí você deve extraí-lo no local que preferir, e realizar os seguintes procedimentos:

Windows: 1. Clique com o botão direito em "Meu Computador"; 2. Clique em "Configurações Avançadas do Sistema"; 3. Clique em "Variáveis de Ambiente"; 4. Em "Variáveis do sistema", procure pela variável "Path, e dê um duplo clique nela; 5. Clique em "Novo" e coloque o seguinte diretório: pasta_ant_descompactada\bin 6. Dê ok. 7. Tente rodar o comando ant jetty.run dentro da pasta do projeto leiloes.

Linux: 1. Abra o terminal; 2. Execute o comando: echo $PATH; 3. Copie a linha que foi apresentada no terminal (Possivelmente algo parecido com: /opt/java/bin:/etc/java ...) 4. Adicione o seguinte trecho de código ao final da linha que acabou de copiar: :/pasta_ant_descompactada/bin 5. Execute o comando: export PATH=código que copiou e adicionou o código do passo 4. 6. Execute o comando: echo $PATH e verifique se o diretório da pasta ant que adicionou no passo 4 foi adicionado com sucesso. 7. Tente rodar o comando ant jetty.run na pasta do projeto leilões.

Fiz tudo o informado, mas não deu certo o procedimento pra windows.

Para o cmd continua apontando como comando desconhecido.

Existe outra alguma solução?

Estou com a mesma dificuldade no curso, faltam algumas informações importantes para praticar.

Boa tarde, as steps informadas pelo José Manuel de Magalhães Álvares Sanches rodaram PERFEITAMENTE BEM! eu utilizo MacOSX Sierra e rodou. Obrigado pelas dicas!!!

No final da instalação foi retornado o seguinte erro:

BUILD FAILED C:\leiloes\build.xml:41: Unable to find a javac compiler; com.sun.tools.javac.Main is not on the classpath. Perhaps JAVA_HOME does not point to the JDK. It is currently set to "C:\Program Files\Java\jre1.8.0_131"

Consegui executar o programa seguindo estes passos:

http://loiane.com/2015/03/instalando-o-apache-ant-e-configurando-a-variavel-de-ambiente-ant_home-no-windows/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software