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Praticando o que aprendemos ( responda as questões )

• Produto: O que a solução faz?  “Aplicativo Homefun, uma plataforma de ensino para crianças com a proposta de servir de apoio para o reforço escolar ou para o modelo homeschooling, proporcionando aprendizado de temas essenciais de forma divertida para essas crianças. ”  No plano de negócios (Canvas) determinaram três público específicos para atender: “crianças que estudam no ensino fundamental 1, que são crianças de 6 a 10 anos, da primeira até a quarta série; os responsáveis por essas crianças e os professores e coordenadores pedagógicos, enfim, a equipe de escolas que interagem com essas crianças.” • Preço: Qual a estratégia de preços que será utilizada do Homefun?  “ Os sócios vão permitir compras no aplicativo para desbloquear recursos, usar o modelo freemium, ou seja, é esse gratuito que tem recursos pagos”, mas sob validação, “podendo ser comercializada uma licença em nível gratuito em parceria com as escolas”. • Praça: Por onde devemos começar? Pensando na estratégia de praça, ou seja, onde é que vão distribuir o aplicativo Homefun?

 Uma estratégia citada no texto que pode ter coerência para a plataforma Homefun, que necessita de interação com um nicho de mercado específico, e de começar “ talvez eles possam escolher uma escola de São Paulo, na região onde eles estão situados, e essa pode se tornar a escola piloto.”  “Através dessa parceria e com essa escola, eles podem começar a ter percepções reais de uso e da percepção de valor, tanto da escola, quanto dos pais, quanto das crianças.” “A partir disso, eles podem buscar uma segunda escola ou começar a dominar uma região, e depois disso pensar em expandir.”  Os canais do Homefun? “ Eles mencionaram que vão utilizar o aplicativo Android o aplicativo IOS, o site anúncios no Google Adds, no YouTube e nos aplicativos e em anúncios no Instagram e no Facebook.

• Promoção: Qual a mensagem central da proposta de valor? Qual a mensagem que será utilizada para cada público? Em que canais eu me comunico com cada um deles?

 No caso Homefun a mensagem central para crianças citada por exemplo: “chega de lições chatas, utilize o Homefun para aprender se divertindo” e os canais a serem utilizados, através do YouTube e anúncios em aplicativos. “Então a gente pode pensar que os anúncios podem ser em aplicativos de jogos. Eu posso anunciar através do Google Adds e pedir para direcionar esse anúncio para jogos que façam sentido para essa faixa etária.”

 Mensagem central para os pais mencionada no texto “a lição de casa não precisa mais ser um sofrimento, com Homefun seu filho vai aprender se divertindo.” Canais: “Pensar no Facebook e no Instagram. Site também é um bom canal para a gente conversar com pais.”, como também, “revista Crescer, uma revista Pais e Filhos, ...”  Para os públicos dos professores e coordenadores pedagógicos de escolas. Um exemplo de mensagem central abordada no texto: Inove sua sala de aula, essa vai ser a mensagem para as escolas. “Transforme a lição de casa dos seus alunos em um momento mais agradável, com Homefun, aprender ficou mais divertido.” Canais: ” eventos de educação seja um bom canal, além é claro, de site e redes sociais.”  Os canais do Homefun? “ Eles mencionaram que vão utilizar o aplicativo Android o aplicativo IOS, o site anúncios no Google Adds, no YouTube e nos aplicativos e em anúncios no Instagram e no Facebook.

• Pessoas:

Pensar quais são os papéis necessários, e mais do que isso, qual a capacitação que essas pessoas precisam ter? Se a empresa tem essas competências internamente ou devemos buscar?  No caso do Homefun, observa-se que irão precisar de pessoas, designers, desenvolvedores, marketing, os profissionais que vão fazer esse relacionamento e uma equipe de suporte. “Então, não adianta você pensar nas pessoas da sua equipe de marketing, nas pessoas da sua equipe de venda, e não pensar nas pessoas da sua equipe técnica que vão interagir com seus usuários. O atendimento e o suporte são papéis essenciais em um produto digital.”

• Provas físicas: (materializando a solução)  Exemplo de prova físicas citadas:  Na Homefun, um exemplo podemos citar a “ criação da cartela de adesivos para as crianças que tiverem um plano pago, para ser colados no caderno. O produto é digital, mas tem uma experiência física.”  Aproximação com os usuários: “Considerando o Homefun especificamente, talvez na criação de conta, a gente possa pedir uma autorização, pedir um e-mail de um responsável e enviar esse e-mail pedindo o endereço e os dados desse responsável.” “Nós podemos enviar, para o responsável no nome da criança, para que ele entregue à criança. Seria uma forma mais segura de interagir com o nosso público, mostrando ainda o respeito pelos seus responsáveis.”  Aproximação com os usuários: “Coletar endereços dos responsáveis para enviar no nome da criança..., então só isso já vai ser uma boa parte da experiência.”

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Oi Karla! Você colou a transcrição aqui, mas não identifiquei sua construção ou dúvida. Era pra ser isso mesmo?

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