• Produto: O que a solução faz? “Aplicativo Homefun, uma plataforma de ensino para crianças com a proposta de servir de apoio para o reforço escolar ou para o modelo homeschooling, proporcionando aprendizado de temas essenciais de forma divertida para essas crianças. ” No plano de negócios (Canvas) determinaram três público específicos para atender: “crianças que estudam no ensino fundamental 1, que são crianças de 6 a 10 anos, da primeira até a quarta série; os responsáveis por essas crianças e os professores e coordenadores pedagógicos, enfim, a equipe de escolas que interagem com essas crianças.” • Preço: Qual a estratégia de preços que será utilizada do Homefun? “ Os sócios vão permitir compras no aplicativo para desbloquear recursos, usar o modelo freemium, ou seja, é esse gratuito que tem recursos pagos”, mas sob validação, “podendo ser comercializada uma licença em nível gratuito em parceria com as escolas”. • Praça: Por onde devemos começar? Pensando na estratégia de praça, ou seja, onde é que vão distribuir o aplicativo Homefun?
Uma estratégia citada no texto que pode ter coerência para a plataforma Homefun, que necessita de interação com um nicho de mercado específico, e de começar “ talvez eles possam escolher uma escola de São Paulo, na região onde eles estão situados, e essa pode se tornar a escola piloto.” “Através dessa parceria e com essa escola, eles podem começar a ter percepções reais de uso e da percepção de valor, tanto da escola, quanto dos pais, quanto das crianças.” “A partir disso, eles podem buscar uma segunda escola ou começar a dominar uma região, e depois disso pensar em expandir.” Os canais do Homefun? “ Eles mencionaram que vão utilizar o aplicativo Android o aplicativo IOS, o site anúncios no Google Adds, no YouTube e nos aplicativos e em anúncios no Instagram e no Facebook.
• Promoção: Qual a mensagem central da proposta de valor? Qual a mensagem que será utilizada para cada público? Em que canais eu me comunico com cada um deles?
No caso Homefun a mensagem central para crianças citada por exemplo: “chega de lições chatas, utilize o Homefun para aprender se divertindo” e os canais a serem utilizados, através do YouTube e anúncios em aplicativos. “Então a gente pode pensar que os anúncios podem ser em aplicativos de jogos. Eu posso anunciar através do Google Adds e pedir para direcionar esse anúncio para jogos que façam sentido para essa faixa etária.”
Mensagem central para os pais mencionada no texto “a lição de casa não precisa mais ser um sofrimento, com Homefun seu filho vai aprender se divertindo.” Canais: “Pensar no Facebook e no Instagram. Site também é um bom canal para a gente conversar com pais.”, como também, “revista Crescer, uma revista Pais e Filhos, ...” Para os públicos dos professores e coordenadores pedagógicos de escolas. Um exemplo de mensagem central abordada no texto: Inove sua sala de aula, essa vai ser a mensagem para as escolas. “Transforme a lição de casa dos seus alunos em um momento mais agradável, com Homefun, aprender ficou mais divertido.” Canais: ” eventos de educação seja um bom canal, além é claro, de site e redes sociais.” Os canais do Homefun? “ Eles mencionaram que vão utilizar o aplicativo Android o aplicativo IOS, o site anúncios no Google Adds, no YouTube e nos aplicativos e em anúncios no Instagram e no Facebook.
• Pessoas:
Pensar quais são os papéis necessários, e mais do que isso, qual a capacitação que essas pessoas precisam ter? Se a empresa tem essas competências internamente ou devemos buscar? No caso do Homefun, observa-se que irão precisar de pessoas, designers, desenvolvedores, marketing, os profissionais que vão fazer esse relacionamento e uma equipe de suporte. “Então, não adianta você pensar nas pessoas da sua equipe de marketing, nas pessoas da sua equipe de venda, e não pensar nas pessoas da sua equipe técnica que vão interagir com seus usuários. O atendimento e o suporte são papéis essenciais em um produto digital.”
• Provas físicas: (materializando a solução) Exemplo de prova físicas citadas: Na Homefun, um exemplo podemos citar a “ criação da cartela de adesivos para as crianças que tiverem um plano pago, para ser colados no caderno. O produto é digital, mas tem uma experiência física.” Aproximação com os usuários: “Considerando o Homefun especificamente, talvez na criação de conta, a gente possa pedir uma autorização, pedir um e-mail de um responsável e enviar esse e-mail pedindo o endereço e os dados desse responsável.” “Nós podemos enviar, para o responsável no nome da criança, para que ele entregue à criança. Seria uma forma mais segura de interagir com o nosso público, mostrando ainda o respeito pelos seus responsáveis.” Aproximação com os usuários: “Coletar endereços dos responsáveis para enviar no nome da criança..., então só isso já vai ser uma boa parte da experiência.”